TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança organizacional e gestão de pessoas

Trabalho acadêmico: Mudança organizacional e gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

Sumario

1-Introdução __________________________________________________4

2- Mudança Organizacional e Gestão de Pessoas ______________________5

3- Organização Escolhida_________________________________________7

4- Análise da Situação da Empresa¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________________________11

5-Conclusão ___________________________________________________14

6- Bibliografia___________________________________________________15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas, foi desenvolvido seguindo cuidadosamente os passos de cada etapa. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades que o gestor - seja ele um gerente, supervisor, diretor ou chefe- deve ter para lidar com os funcionários de sua empresa. O gestor deve ser capaz de delegar tarefas, aconselhar, motivar, e planejar metas para os seus colaboradores. O Curso tem por objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para que o aluno possa, ao final, compreender e aplicar vários aspectos gerenciais imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento ou organização.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido à globalização. Este movimento representa uma superação com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras. Um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças,passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual.Essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

Contudo Gestão de Pessoas é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso, que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.

Conceito de Gestão de Pessoas: É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

Conceitos de RH ou de Gestão de Pessoas Diferentes autores têm diferentes •conceitos sobre Gestão de Pessoas: Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho (6). • ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades •como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento. ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia •dos funcionários e das organizações (8). ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

Objetivos da Gestão de Pessoas Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar a mudança pela organização em rede de equipes focadas em processos. E isto também está ocorrendo na Gestão de Pessoas. Descentralização da ARH Prós: Delega decisões e ações de RH aos gerentes de linha. Desmonopolização das decisões e ações de RH. Adequação das práticas de RH às diferenças individuais das pessoas. Órgão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com