TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Na Estrutura Do Balanço Patrimonial

Artigo: Mudanças Na Estrutura Do Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES INTEGRADAS DE IPITANGA

UNIBAHIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

Ana Teresinha

Eci Carvalho

Fagner Lopes

Jeferson Dantas

Lucas Dórea

Patrícia Figueiredo

Vanessa Miranda

Vanessa Toledo

Cintia Pitanga

Lauro de Freitas

2011

MUDANÇAS NO ATIVO E PASSIVO DE ACORDO COM AS LEIS DE 6404/76 – 11638/07 – 11941/09

Trabalho Apresentado Com Requisito

Para Avaliação Parcial Na Disciplina Contabilidade

Intermediaria Do Curso de Ciências

Contábeis Da Faculdade Integrada De Ipitanga -

UNIBAHIA

Lauro de Freitas

2011

FACULDADES INTEGRADAS DE IPITANGA-UNIBAHIA

RESUMO

As Mudanças na Estrutura do Balanço Patrimonial vem apresentar os principais fatos relacionados às normas, internacionalização nas mudanças contábeis, alterações na Lei- 6.404/76, Lei- 11.638/07 e Lei- 11.941/09, as repercussões, os resultados positivos e negativos dessa mudança e os impactos sobre o mercado.

Palavra Chaves: Internacionalização, Uniformização e Balanço Patrimonial

1- INTRODUÇÃO

A história da Contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização.

A origem da Contabilidade está relacionada pela necessidade de registrar os fatos, onde a prática do comércio era exercida nas principais cidades da antiguidade.

O homem começou a possuir maior quantidade de valores e a partir deste fato, surgiu à necessidade de identificar da melhor forma, a maneira de aumentar as suas riquezas. As informações de difíceis memorizações com maior volume necessitariam de alguns registros, criando o hábito da escrituração.

Com as evoluções surge o Frei franciscano Lucca Paccioli, que vendo a dificuldade que o povo tinha de realizar os seus cálculos sem que saíssem prejudicados, criou o método das partidas dobradas, princípio contábil segundo no qual todo crédito numa conta, faz com que surge outra conta registrando a mesma importância a débito, surgindo assim o livro da Contabilidade de Custos, e tendo definição do Ativo e Passivo intensificando os fatos contábeis, tornando a Contabilidade mais analítica.

Hoje a área Contábil é essencial para uma entidade, existente de leis, princípios que seguem normas e regras, que devem ser atentadas pelos profissionais durante o exercício da profissão, seguindo alterações nas resoluções CFC (Conselho Federal de Contabilidade) para tomada de decisões precisas que uma entidade necessita.

2- METODOLOGIA

O objetivo desta pesquisa tem como analisar, avaliar, as mudanças na estrutura do balanço patrimonial, utilizando-se pesquisa bibliográfica desenvolvida através de leitura de livros da área, por meio de fontes secundárias, artigos, trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais, como artigos de revisão bibliográfica e artigos de divulgação.

3- REFERENCIAL TEÓRICO

3.1- INTERNACIONALIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS

A Contabilidade é uma ciência social aplicada, sendo fortemente influenciada no ambiente em que atua.

Os agentes de econômicos buscam informações para avaliação dos riscos e oportunidades sendo utilizada a “linguagem de negócios”.

Os relatórios contábeis devem ser cada vez mais globalizados, mas a linguagem não é homogenia, pois todos os países têm suas práticas contábeis.

No mundo globalizado, cresce a necessidade de informações rápidas, precisas e comparáveis com isso havendo varias mudanças principalmente na área contábil.

Nos últimos anos o Brasil tem ganhado um papel de destaque como destino para investidores tanto produtivos quanto especulativos.

Países com sólido mercado de capitais tendem a ser mais transparentes até por exigências dos investidores.

Por outro lado, país com captação de recursos via bancos e governo caracteriza-se por forte tradição de segredo profissional e como conseqüência, havendo deficiência na transparência os usuários precisavam de informações concretas tendo a necessidade de buscar a Internacionalização das Normas Contábeis, não servindo só para o Brasil ,mas em todo o mundo.

3.1.2- A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

A contabilidade é a ferramenta principal para uma entidade, tendo como fatos principais harmonização, comunicação, comparabilidade das informações para que os padrões contábeis sejam válidos tornando assim fundamental a linguagem dos negócios.

Os efeitos positivos esperados da convergência para as normas internacionais de contabilidade são:

 Maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com