TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulher No Trabalho

Dissertações: Mulher No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Tudo começa com a necessidade das mulheres em deixarem seus postos de donas-de-casa para assumirem o lugar de seus maridos nos negócios da família, após eles terem partido para a I e II Guerras Mundiais.

No século XIX, o capitalismo se consolida e traz consigo novas leis que beneficiavam as mulheres.

Porém mesmo após esses benefícios as dificuldades continuaram e só através do tempo que elas foram conquistando o seu espaço. Hoje as estatísticas mostram que elas estão conseguindo entrar no mercado e que seus rendimentos estão subindo e em muitas vezes elas conseguem superar os homens. Entretanto, mesmo com todas essas conquistas continua existindo a discriminação e o preconceito e principalmente a desigualdade salarial entre os sexos.

PALAVRAS-CHAVE: Homem X Mulher. Mercado de

trabalho. Conquista. Discriminação e Desigualdade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Este Trabalho trata sobre a evolução da mulher no mercado de trabalho, suas conquistas através do tempo no Brasil e no mundo e a desigualdade ainda existente entre homens e mulheres.

No início dos tempos as mulheres eram vistas apenas como donas-de-casa e era o marido que ditava as regras e que era o provedor do lar e as mulheres eram proibidas de trabalhar, ou então deviam pedir permissão para tal ato.

Contudo, elas conseguiram romper as barreiras da desigualdade, do preconceito de que toda mulher servia apenas para cuidar das obrigações domesticas, a partir dos anos 70 elas começaram a invadir o mercado de trabalho em um contexto de expansão econômica e um crescente processo de industrialização e urbanização.

As conquistas progrediram por todos os anos 80 apesar da estagnação da economia. Na década de 90 caracteriza-se por uma intensa abertura econômica continua-se a tendência da entrada da mulher no mercado de trabalho ao ponto de faltarem vagas e haver desemprego feminino.

Desde então, várias mudanças aconteceram no perfil das trabalhadoras, entre elas a o perfil etário, a escolaridade, e o estado civil. Atualmente, o mundo anda apostando nos valores femininos, no seu talento e carisma.

O seu trabalho tem sido notado pelas inúmeras mudanças que continuam causando, tais como a capacidade de trabalhar em equipe ao invés do individualismo, a cooperação no lugar da competição, a persuasão em oposição aoautoritarismo.

As mulheres, hoje, invadiram praticamente todos os lugares, ocupam postos nos ministérios, nos tribunais superiores, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta, no topo de grandes empresas.

Pilotam jatos, perfuram poços de petróleo, comandam tropas. E não um gesto se quer masculino que ela não tenha a capacidade de aprender e realizar. No entanto a entrada da mulher no mundo do trabalho vem sendo acompanhada, ao longo dos anos, por um alto grau de discriminação, principalmente à desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Este trabalho está organizado da seguinte maneira: um pouco de história,desigualdade salarial e suas conquistas ao longo do tempo.

A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

De acordo com o art. 113, inciso I da Constituição Federal, “todos são iguais perante a lei”.

Porém nem sempre foi assim na realidade. Desde o século XVII, que as mulheres estão lutando por essa igualdade.

A entrada da mulher no mercado de trabalho deu-se com as I e II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939 – 1945, respectivamente). A ida dos homens para as frentes de batalha levou as mulheres a saírem de suas casas e assumir os negócios da família e a posição dos seus maridos no mercado de trabalho.

Porém a guerra chegou ao fim. E junto com ela a vida de muitos homens que lutavam pelo país.

E aqueles que sobreviveram estavam impossibilitados de voltarem ao mercado de trabalho, pois muitos foram mutilados.

Foi neste momento, então, que as mulheres foram obrigadas a deixar suas casas, seus filhos e assumirem a posição de seus maridos nos trabalhos e projetos que eram realizados por eles.

No século XIX, o sistema capitalista se consolidava e trouxe consigo várias mudanças na produção e no trabalho feminino,o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da maquinaria transferiram as mulheres para as fábricas.

A partir de então, passaram a criar leis para favorecer as novas trabalhadoras.

Ficou instituído na Constituição de 1932, “sem distinção de sexo, a todo trabalho de igual valor correspondente salário igual; veda-se o trabalho feminino das 22 horas às 5 da manhã; é proibido o trabalho da mulher grávida

durante o período de quatro semanas antes do parto e quatro semanas depois; é proibido despedir mulher grávida pelo simples fato da gravidez”.

Apesar de todas as conquistas, permaneceram ainda, algumas formas de exploração por muito tempo. Como as jornadas de trabalho de 14 e 18 horas e diferenças acentuadas continuavam a ser comuns.

Essas diferenças ocorriam pela justificativa de o homem trabalhar para sustentar a mulher.

E por a mulher não ter a necessidade de sustentar um lar, do mesmo modo não teria de ganhar equivalente ou superior ao homem.

COMO O MERCADO DE TRABALHO É DISTRIBUIDO ENTRE HOMENS E MULHERES

Com base em dados do Page Group sobre a participação de homens e mulheres no mercado de trabalho, existe um infográfico que apresenta percentualmente a participação de cada gênero nos principais setores da economia. Além de dados gerais, o material mostra também como é a distribuição dos cargos de média e alta gerência e dos de suporte à gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com