TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo

Projeto de pesquisa: Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.959 Palavras (16 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – POLO DE MACAÉ

CURSO: Pedagogia

1ª SÉRIE

INTRODUÇÃO

A escola é uma instituição social no qual o funcionamento cognitivo dos alunos é parte essencial das atividades principais da própria instituição, emergem aí as diferenças entre as pessoas e grupos, além das diferenças sociais que está presente em qualquer situação, existe a principal que é a diferença cultural.

O multiculturalismo na educação envolve a natureza da resposta de todas as diferenças encontradas no ambiente educacional, nas teorias, nas práticas e nas políticas.

A partir desse conceito precisamos entender as seguintes questões: Como o multiculturalismo pode interferir na proposta pedagógica da escola? Em que medida o multiculturalismo esta presente nas práticas pedagógicas para os diferentes grupos culturais?

O objetivo é analisar as práticas pedagógicas que evidenciam o multiculturalismo, trabalhar a compreensão do termo multiculturalismo, a importância de obter uma educação igualitária para as diversas culturas e ampliar o conhecimento sobre como trabalhar as diferenças culturais nas escolas e qual é o planejamento adequado para que todos aprendam do mesmo modo.

O multiculturalismo abrange muitos assuntos presentes na escola e é a partir dele que conhecemos mais sobre essa diversidade que está presente na sala de aula e no cotidiano escolar, social e econômico.

DESENVOLVIMENTO

Multiculturalismo, diferenças culturais e práticas pedagógicas- Segundo Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau o termo multiculturalismo refere-se às intensas mudanças demográficas e culturais e como tem afetado a sociedade, e estão baseadas em três abordagens fundamentais consideradas pelos autores: multiculturalismo assimilacionista diferencialista e multiculturalismo interativo.

Na nossa sociedade o multiculturalismo assimilacionista é onde não existem oportunidades, sejam elas quais forem para quem pertence a grupos diferentes como: homossexuais, pessoas com baixa escolaridade, pessoas com qualquer tipo de deficiência.

O multiculturalismo diferencialista, onde há o reconhecimento das diferenças que garantem espaços próprios e específicos, que passam a libertar-se coletivamente. Fazendo assim, com que os diferentes grupos sociais existentes na sociedade possam manter princípios culturais e igualar-se aos outros grupos socioculturais, mantendo-se focalizado na problemática multiculturalismo.

O multiculturalismo é como uma ponte para termos uma sociedade democrática e política em todos os sentidos, fazendo com que todos os cidadãos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Acreditamos que para termos uma sociedade justa devemos começar pela inclusão que tem início dentro do contexto escolar e reflete na sociedade, portanto a inclusão é um assunto que deve ser bem abordado dentro da escola.

Segundo Ana Caen e Ângela Rocha dos Santos (2009, p.48) o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder a necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, usam de recursos e parcerias com as comunidades (declaração de Salamanca, 1994, p.5). A inclusão deve acontecer não somente na escola mais na sociedade como um todo. Quando nos referimos à palavra inclusão às primeiras pessoas que nos vem em mente são os portadores de necessidades especiais (PNEs), sendo assim, esquecemos completamente das outras pessoas que sofrem ou sofreram preconceitos da sociedade devido a sua deficiência ou cultura.

E como o multiculturalismo pode interferir na proposta pedagógica da escola?

“A problemática da educação escolar está na ordem do dia, e abraçam diferentes dimensões, universalização da escolarização, qualidade da educação, projetos políticos pedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade”. Sendo assim a escola é o dia a dia, que cumpre um papel universalizador da educação, tendo como objetivo uma educação de qualidade com projetos políticos pedagógicos bem elaborados, contextualizados com as necessidades da comunidade local, através da criatividade para desenvolver seu papel de socializadora, educativa e sem deixar de incluir as diferenças que há dentro de uma escola, não somente de deficiência mais também de etnias, religiões, crenças e valores. A escola surge como agente socializador, que disputa com a família a transmissão da cultura do grupo às novas gerações. “A escola cria ou produz, ela própria, um saber específico, considerando, de um lado, a confrontação entre os conhecimentos sistematizados disponíveis na cultura geral e de outro, aqueles menos elaborados, provenientes tanto da “lógica” institucional quanto das características da profissão, como ainda da vida cotidiana escolar”.

Portanto, existem no mundo, diversas e variadas culturas, mas para a escola não há nenhuma barreira que impeça de assumir múltiplas culturas, nosso país é uma porta que esta sempre aberta para os demais países, e com isso acolhendo diversas pessoas com culturas, hábitos e idiomas diversificados de nós brasileiros.

Partindo da cultura na sociedade, para cultura presente na escola é comum vermos crianças de outras origens interagindo no ambiente escolar, algumas crianças sentem dificuldades na aprendizagem e outras se adaptam com facilidade com o ensino. Cabe ao pedagogo adaptar a sua prática pedagógica e o seu planejamento as necessidades específicas de cada criança sem que haja exclusão.

O mundo escolar está inevitavelmente ligado às questões culturais, diante disso pode afirmar que é possível sim pensar em propostas pedagógicas adequadas a diversidade encontrada dentro de uma sala de aula, a troca das diferentes culturas é essencial para a identidade cultural do aluno, é muito importante que ocorra essa troca de saberes e maneiras de vida para o crescimento intelectual do aluno que futuramente estará atuando profissionalmente na sociedade.

“Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com