TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo

Resenha: Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Vivemos atualmente a era da informação, o mundo globalizado e dentro desse contexto dizemos que o mundo é multicultural. Mas afinal o que é o multiculturalismo?

O multiculturalismo é a diferença, a individualidade de cada um. A diferença de raça, de costumes, pois somos individuas e cada um com seu jeito único de ser.

No Brasil o convívio multicultural não deveria ser problema pois somos uma mistura de raças, brancos, negros, índios, cada um com seus costumes e valores, cada um com seu modo de vida diferenciado. Dessa mistura surgem as pessoas que não são nem branco, nem negro, mas brasileiro, por esses e outros motivos nós brasileiros deveríamos lidar bem com essa diferença, mas não é bem assim que acontece.

A adaptação de culturas vem ocorrendo conforme o tempo, uma cultura quando entra em contato com a outra tem que se adaptar, não pelo mundo globalizado, mas pela necessidade de adaptação. Cada sociedade busca o que é certo naquele momento, se determinada cultura não serve, ou se adapta ou desaparecerá.

Na sociedade é necessária essa diferenciação, para que as pessoas se identifiquem como seres humanos, diante da globalização esse conflito de culturas é inevitável e totalmente necessário. A globalização cada vez mais aproxima pessoas de diferentes culturas e a diversidade cultural passa a ser alvo dos debates, pois ao mesmo tempo que se luta pela igualdade, é necessária essa diferença.

Independente de qual for a necessidade desse mundo globalizado é importante o convívio com a diversidade cultural, para que as pessoas reconheçam e respeitem a individualidade de cada um. O reconhecimento dessa diferença é o primeiro passo para que possamos viver em harmonia, não com os iguais, com o mesmo grupo de raça ou de cultura, mas com os diferentes, do ponto de vista humano, social e cultural, porque o que nos importa é cada um ter a sua individualidade.

A escola é o melhor lugar para aprendermos a respeitar essa diferença, por ser um espaço de socialização, é o ambiente ideal para discutirmos sobre a diversidade cultural, racial e social, mas para que isso aconteça é necessário o respeito ao próximo e o diálogo com os valores do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com