TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo

Resenha: Multiculturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Antigamente a questão de gênero era classificada como homem e mulher, onde o homem por sua vez, era o sexo “forte”, por ser o que sustentava a casa, o líder religioso, entre outros, enquanto a mulher era vista como submissa ao mesmo, pois ficava em casa para cuidar dos filhos e afazeres domésticos. Ao longo do tempo, com o mundo em evolução foi se percebendo que a questão de gênero não era somente um fator físico de sexo masculino e feminino, ou de atividades diferentes, mas que ambos conseguiam exercem as mesmas funções. Após a mulher dar voz, falar o que pensa mostrar que pode exercer as mesmas atividades do homem, as escolas começaram a trabalhar com a questão de gênero de uma forma para que não haja preconceito, eis então a dificuldade do educando, pois ainda vivemos em um mundo machista que insiste em regras ultrapassadas. Após esse período, percebesse que a mulher começou a frequentar mais as entidades escolares, sendo que o homem ficou mais disperso por apenas ajudar e não mais somente cuidar sozinho da sua família.

A questão de gênero engloba vários outros fatores como as classes sociais, pois homens e mulheres com melhor poder aquisitivo, tem uma qualidade superior referente à prestada por instituições educacionais de crianças com renda inferior, lembrando também do afrodescendente que ainda sofre com o maior índice de analfabetismo, conforme dados do IBGE. (Fonte IBGE, Censo Demográfico 2010)

A questão de gênero tem que ser trabalhada como um todo em sala de aula, o educador precisa utilizar novas metodologias, sabemos que o desafio é grande, mas, por exemplo, já podemos começar trabalhando com grupos de ambos os sexos, mostrando a eles que podem alcançar os mesmos objetivos, pois ate porque as atividades dadas em sala de aula são as mesmas e eles resolvem igualmente.

Precisamos como educadores tirar aquela imagem que menina é a educada, a cuidadosa, que zela pelo seu caderno, pois isso pode ocorrer em ambos os sexos é uma questão de tirar os estereótipos e tratar todos da mesma forma, somente assim conseguiremos atingir a uma sociedade mais critica e livre de diferenças e preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com