TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidisciplinar Ll

Monografias: Multidisciplinar Ll. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS Pedagogia – 3ª e 4ª Série Organização e Metodologia da Educação Infantil Aula-tema: A construção social da criança. A avaliação na Educação Infantil. Referencial de Educação Infantil.

Esta atividade é importante para que a equipe pesquise e compreenda que existem diferentes instrumentos de avaliação para esta faixa etária. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

ETAPA 5 Passo 1

Partindo da definição de educar no excerto abaixo, pesquise sobre as formas de avaliação.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (BRASIL, MEC/SEF. Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. 1ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1998).

Passo 2

Descrever as características dos instrumentos pesquisados no passo 1 elaborando justificativas sobre a importância destes para organização e

planejamento do trabalho a ser efetivado pelo professor a partir dos resultados avaliados. Observações: Para exemplificar trazemos a descrição do Portfólio – instrumento muito utilizado na Educação Infantil para registrar e avaliar o processo de aprendizagem da criança

Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado período (bimestre – ano letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa coletânea se transforma em um excelente instrumento de avaliação. Deve reunir as atividades que o estudante (ou o professor) considera relevantes, escolhidas depois de uma análise feita. O critério de escolha, vale lembrar, não pode ser apenas o da excelência. O importa é selecionar trabalhos que demonstram a trajetória da aprendizagem. O ideal é que o portfólio tenha a seguinte estrutura: introdução (apresentação do conteúdo), uma breve descrição de cada trabalho, as datas em que eles foram feitos, uma seção de revisão com reflexões com e das crianças –autoavaliação – e uma parte reservada aos comentários. (Nova Escola – 2011- p.32 nº241 )

Passo 3

Apresentar exemplos de instrumentos de avaliação e, se possível, fotografar alguns detalhes para ilustrar a apresentação dos slides.

Passo 4

Preparar a apresentação dos slides. Sugere-se que sejam incluídos declarações dos professores sobre as experiências e resultados esperados.

Apresentar os slides das etapas 3, 4 e 5 nas datas informadas pela professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com