TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ll

Dissertações: Projeto Multidisciplinar Ll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Educacional 2013

Projeto Multiciplinar ll

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula- tema 03 - Brinquedoteca

Aluna Dilma Cardoso Santana

RA 3775769390

Tutora Edilceia Garcia C Barbosa

Caracterize o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.

O espaço de uma brinquedoteca para escola da educação infantil, não será diferentes das demais. O ambiente tem que ser um espaço amplo que ofereça conforto e bem estar para ambos as partes, onde a criança possam se movimentar com espaçamento de no mínimo 1,5 m quadrado para cada criança.

Na brinquedoteca da escola de educação infantil terá que funcionar como um espaço mediador de aprendizagem com funções voltada para o lúdico, com recursos necessários a construção da identidade e principalmente da aprendizagem das crianças. Neste espaço as brincadeiras terão que supri as necessidades das crianças dando uma grande importância aos jogos principalmente os que envolvam movimentos corporais, matemático, apoio para a alfabetização, à leitura e escrita também.

Tendo como objetividade o desenvolver na criança, a criatividade, sociabilidade é a inteligência.

Favorecer a conforto, estimular a criança a emprestar o brinquedo para seu colega.

Resgatar o direito da criança de brincar e seres criativos.

Desenvolver a oralidade, suas habilidades e autonomia, noções e conceito do mundo de cada criança.

Os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.

A brinquedoteca na faculdade tem que ser um espaço agradável e que proporciona alegria que seja amplo ventilado limpo e que ofereça vários tipos de brinquedos, principalmente construtivo como jogos, formas e blocos e também regressivos como massinha de modelar, tinta guache etc. Tem que ser um local significativo para o desenvolvimento de diversas atividades lúdicas e recreativos tendo como foco as brincadeiras e os jogos infantis e podendo ser reservado para auxiliar na formação dos estudantes de pedagogia, para realização de algumas aulas práticas em algumas disciplinas, onde os profissionais tem que ter acesso a todo o espaço para aprimorar a sua formação com base nas experiências lúdica. Os professores terão que verificar como contribuir na vida das crianças com as brincadeiras desenvolvidas, principalmente as que são realizadas no local da brinquedoteca.

Tendo a objetividade de desenvolver as pesquisas, tendo como foco o lúdico como Jogos e brincadeiras. Formando profissionais que possa contribuir para desenvolvimento cognitivo das crianças e que valorizem as brincadeiras infantis.

Oferecer informações aos colegas de faculdade, organizar cursos e divulgar experiências.

Desenvolver a socialização e acreditar que a criança por meio das brincadeiras elabore e reelabore suas vivencias.

O espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital.

A brinquedoteca hospitalar tem que ser um lugar amplo, bem ventilado, higienizado a todo o momento, limpar os brinquedos com álcool, terá que ter lavatório para lavar as mãos após brincar. Pois trata de um lugar hospitalar, onde tem varias bactérias. E com pessoas preparadas para lida com essa situação. Assim como o tratamento da criança é importante o desenvolvimento social também é.

Em alguns hospitais de grande porte as brinquedoteca podem suportar até 40 crianças, respeitando um espaço de 1,5 m quadrado para cada criança. Na brinquedoteca terá que ter um espaço “faz de conta” e que seja cheio de afeto e criatividade, e que a criança e responsável se sinta bem vinda, a ponto de esquecer os momentos difíceis do seu tratamento.

A brinquedoteca hospitalar tem o objetivo tem de proporcionar a criança um local onde elas possam brincar e socializar umas com as outras.

Preparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com