TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo Do Mudo

Monografias: Mundo Do Mudo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Jogos Olímpicos Da Antiguidade

O vídeo nos demonstra a origem dos jogos olímpicos, iniciada em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Entretanto, o evento religioso que deu origem aos Jogos é bem mais antigo podendo datar do século 13 a.C.

Os gregos queriam homenagear seus Deuses como Zeus, Apolo E Afrodite, as Olimpíadas ocorria de 4 em 4 anos com o objetivo de aproximar mais a população de uma forma pacífica pois na época eles viviam em guerra.

Olímpia atraía homens (as mulheres não eram permitidas) de todo o mundo grego. Não se sabe quantas pessoas compareciam aos Jogos, mas o estádio olímpico tinha a capacidade estimada entre 45 mil e 50 mil espectadores.

Os competidores chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial do Jogos e passavam por um treinamento moral, físico e espiritual sob a supervisão dos juízes.

Naquela época as Olimpíadas só tinha uma prova, corrida de 170 metros, depois de algum tempo foram surgindo outras provas, como boxe, corrida de bigas, pentatlo e lutas.

As mulheres não eram permitidas nos Jogos Olímpicos, não porque os atletas competiam nus, mas por ser Olímpia dedicada ao deus Zeus, sendo uma área sagrada para homens. Nas competições de bigas, realizadas fora da área sagrada, as mulheres era permitidas. Havia festivais femininos nos quais os homens eram banidos, sendo o mais famoso o Heraean, em Argos, o qual incluía competição de lançamento de dardo.

Com o domínio romano sobre os gregos os Jogos Olímpicos foram perdendo sua identidade. Na época do Imperador Nero, no lugar de cidadãos livres, escravos passaram a competir por suas vidas contra animais selvagens.

Em 393 d.C. os gloriosos Jogos Olímpicos foram abolidos por decreto do Imperador Romano Teodósio que dizia ser uma festa sem importância.

A Bandeira Olímpica

A Bandeira Olímpica foi criada pelo Barão Pierre de Coubertin em 1913e a sua primeira aparição foi em 1914.

Estiada somente em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia na Bélgica.

A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpísmo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.

Azul - Europa

Preto - África

Amarelo - Ásia

Verde - Oceania

Vermelho - América

A Bandeira representa a universalidade do olimpísmo (espírito olímpico, ética no esporte, união através do esporte).

Ao criar símbolos dos Jogos Olímpicos as cidades devem utilizar aos anéis olímpicos outros elementos, a bandeira traz também o lema Olímpico:

Citius, Altius e Fortius na qual significa Mais Rápido, Mais Altos e Mais Forte idealizado em 1890

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com