TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICO EM PROCEDIMENTOS PEDIÁTRICOS PARA ACOMPANHANTE DURANTE A CONTENÇÃO

Por:   •  29/12/2017  •  Artigo  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

MÉTODO DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICO EM PROCEDIMENTOS PEDIÁTRICOS PARA ACOMPANHANTE DURANTE A CONTENÇÃO

Donato da Costa Lima1; Joelson dos Santos Bessa1; Luciana Barbosa Jansen1; Suellem B. Ferreira1; Jefferson Luiz Monteiro Sanches2;

1.Acadêmicos 4º semestre do Curso Tecnologia em Radiologia da Faculdade Meta.

2.Orientador Profa. Esp. em Docência do Ensino Superior, Tecnólogo em Radiologia.

E-mail: medicinapreme@gmail.com.

Síntese: Esse trabalho tem como objetivo discutir através de pesquisa bibliográfica os benefícios da utilização de técnicas de imobilização e contenção para reduzir os erros do posicionamento e utilizando os EPI’s para proteção do acompanhante em procedimentos radiológicos. Evidencia a importância de antes do procedimento explicar como vai ocorrer. Apontar os cuidados e orientações que os profissionais têm com o paciente e o acompanhante, durante o processo de realização de exames radiológicos. Conclui-se que o papel do tecnólogo em radiologia pediátrico dever explicar cuidadosamente os procedimentos para o acompanhante e o paciente. Essa explicação inclui instruções para o acompanhante sobre a técnica para imobilização e a contenção. E oferecer meio de proteção radiológica para o acompanhante do paciente como: luva plumbífera, protetor de tireoide padrão e avental de chumbo. O profissional e responsável pela proteção do equipamento gonadais de contato para o paciente antes do exame, para poder eliminar os riscos de a criança ser expor a radiação ionizante na parte do membro inferiores.

Palavras-Chaves: Imobilização; Contenção; Paciente pediátrico; Proteção radiológica.

INTRODUÇÃO

Apresentar para ao público como e importante a utilização correta da imobilização é contenção relevante para ajudar a minimizar os erros frequentemente vistos nos setores. A correta instrução e a utilização de EPI’s radiológicos podem ajudar a minimizar erros de posicionamentos, diminuição do tempo de exposição, melhora no resultado das imagens e maior segurança ao paciente e acompanhante. Assim avaliou-se que os tecnólogos em radiologia pediátrico estão orientando adequadamente os acompanhantes e os pacientes no procedimento de imobilização e contenção.

BONTRAGER E LAMPIGNANO (2015) os artefatos provocados pelos movimentos do paciente são eliminados pelas técnicas de imobilização e contenção que contribui consequentemente com o melhoramento da qualidade da imagem radiológica e para diminuição da repetição de exames.

BIASOLI (2006) os pacientes são mais radiosensíveis à radiação e possuem uma expectativa de vida maior que o acompanhante, no entanto a probabilidade deles apresentarem o efeito nocivo tardio é grande, é importante que alguns cuidados sejam tomados para evitar a exposição desnecessária do paciente e do acompanhante na sala de raio-X: diminuir o número de radiografia e otimizar as técnicas utilizadas. Pela falta de informações dos acompanhantes no setor de pediatria quando se trata da proteção radiológica, os cuidados e orientações que os tecnólogos em radiologia têm com os acompanhantes e o paciente, durante o processo de realização de exames radiológicos.

MÉTODOS

Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, realizada entre agosto e setembro de 2017, no qual se realizou uma consulta a livros e periódicos presentes na Biblioteca das Faculdades de Tecnologia no Amapá-Meta e por artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do scielo e da bireme, a partir das fontes Medline e Lilacs. Segundo LAKATOS E MARCONI (1987, Pág. 36) a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografia, teses, dissertações, material cartográfico, com objetivo de colocar o pesquisador em contato direito com todo material já escrito sobre o mesmo.

RESULTADOS

MÉTODOS DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA EM PROCENDIMENTOS PEDIÁTRICOS

Figura 1- Incidência lateral inclinada (Imobilização e Contenção Física com Apoio)

[pic 3]

Fonte: BONTRAGER E LAMPIGNANO (2015, Pág. 622)

Figura 2- Antebraço lateral (Imobilização pela mãe)  

[pic 4]

Fonte: BONTRAGER E LAMPIGNANO (2015, Pág. 635)

DISCUSSÃO

Os profissionais tecnólogo em radiologia pediátrico deve considerar o paciente e o acompanhante como pessoas especiais que precisam ser tratados e compreendidos. Essa abordagem requer paciência e o uso do tempo necessário para conversar e criar uma empatia com o paciente e o acompanhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (443.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com