TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Exames: MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. Com isso, a disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes faz com que essa área da estatística se torne essencial. Tendo por objetivo descrever um conjunto de dados de forma organizada e compactada por meio de suas funções básicas, entre elas, destacam se as medidas de posição e as de dispersão.

Pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir dados a fim de que possamos tirar conclusões de características de interesse. Com isso, objetivamos tirar conclusões de modo informal e direto, a maneira mais simples seria a observação dos dados e valores colhidos.

A finalidade da estatística descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, de relatar e de discutir. Com isso, Implicamos em descrever aquilo que os dados indicam após tabulados, convertidos em tabelas e gráficos. Assim, sua função é descrever aquilo que estamos vendo a partir da análise daquilo que estamos observando.

A estatística é dividida em basicamente em duas áreas: estatística descritiva e inferencial.

Estatística Descritiva: é conjunto de métodos estatísticos que com isso visam sumariar e descrever os atributos mais proeminentes aos dados.

Estatística Inferencial: é conjunto de métodos estatísticos que assim visam caracterizar uma população a partir de uma parte dela (a amostra).

3.1.1 Medidas de Tendência Central

No ponto de Vista de Carvalhes (2009, p. 49) “Dentre as medidas de posição mais importantes estão as medidas de tendência central, que recebem tal nome pelo fato dos dados observados tenderem, em geral, a ser agrupar em torno dos valores centrais”.

Existem três medidas de tendência central: a média, a moda e a mediana.

A Moda é a única das três que pode ser determinada para variáveis qualitativas. Assim, a moda só é calculada quando seus dados estão agrupados. Ela é facilmente reconhecida, é a que mais vezes se repete. A média é o quociente da divisão da soma dos valores da variável pelo número deles. Exemplo: Estão registradas as idades das crianças e adolescentes atendidos em um dia em uma clínica escola: 10, 14, 13, 15, 16, 18 e 12 anos. Calcule a idade média das crianças e adolescentes atendidos. Mp = 10+14+13+15+16+18+12 = 14 7

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »