TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Harvard

Resenha: Método Harvard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

Caso estudo, caso de estudo ou estudo de caso são expressões sinônimas que designam um método da abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas. Consiste na utilização de um ou mais métodos qualitativos de recolha de informação e não segue uma linha rígida de investigação. Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, etc. Quanto ao tipo de casos estudo, estes podem ser exploratórios, descritivos, ou explanatórios (Yin, 1993).

Inicialmente esta metodologia nasceu da necessidade de transmitir na íntegra a complexidade de situações reais com as quais nos confrontamos todos os dias. A aplicação inicial deu-se nas áreas da medicina, onde é impossível abraçar a totalidade dos fatores que podem influir sobre determinada situação e que obrigam a vários avanços e recuos na forma como dirigimos a resolução do problema que é colocado.

Ensinar através de Casos de Estudo, é formar sem ensinar. Consiste em acompanhar o aluno em diligências rigorosas e disciplinadas. Pretende-se que o aluno descubra pela sua maneira de ver, sentir, entender e interpretar, tudo fazendo que os conhecimentos adquiridos sejam os do próprio aluno que se identifica claramente com a construção deste mesmo saber.

O Caso de Estudo significam uma evolução nas relações entre docente e alunos sendo que deixa de haver uma relação “clássica” entre quem sabe e quem aprende. A crença de base no presente método é que, a tarefas que só se conseguem ensinar pela vivência e experiência.

No Caso podemos distinguir dois métodos que apresentam características específicas.

Método Harvard [editar]

Surgiu como método educativo na Harvard Business School, na década de 1920. Desde então se consagrou como tal e tem vindo a ser utilizado em diversas Instituições de Ensino em todo o mundo [carece de fontes].

É um instrumento para o ensino/aprendizagem, em que o caso é elaborado como trabalho original inédito e apresentado na forma de texto estruturado contendo uma exposição datada, bem desenvolvida, e documentada com dados reais, relativa a: 1) Uma situação real problemática e complexa de tomada de decisão; 2) Um contexto real em que tal situação ocorreu; 3) As linhas de análise – questões, argumentos, modelos, hipóteses propostas no caso para fins de equacionar de forma adequada a situação.

Esta metodologia assenta sobretudo no aluno como fonte motora da aprendizagem, colocando-se o professor em um nível de igualdade, exercendo o papel de estimular o debate por meio do questionamento e da apresentação de dados que enriquecem as análises. A base é a formação autodidata orientada, na descoberta, e na discussão de diferentes pontos de vistas. Exige uma grande dedicação do aluno na "preparação do caso", levantando conclusões e explicações, bem como reunindo evidências que as comprovem. O método também pede que os alunos tenham forte habilidade no trabalho de grupo. Estes dois fatores são fundamentais para o sucesso do método e para o aproveitamento de cada aluno. Por isso, o "Caso Estudo" é um método que encontra dificuldade em se estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com