TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Owas

Trabalho Escolar: Método Owas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

A postura pode ser definida como a posição e a orientação espacial global do corpo e seus membros relativamente uns aos outros, sendo necessária para execução bem sucedida de um determinado movimento. Qualquer desvio na forma da coluna vertebral, pode gerar solicitações funcionais prejudiciais que ocasionam um aumento de fadiga no trabalhador e leva ao longo do tempo a lesões graves. Existem vários métodos diretos para avaliação postural, entre eles o OWAS (Ovako Working Posture Analising System), criado com objetivo de analisar posturas de trabalho na indústria do aço. O sistema baseia-se em analisar determinadas atividades em intervalos variáveis ou constantes observando-se a freqüência e o tempo despendido em cada postura. O registro pode ser realizado através de vídeo acompanhado de observações diretas. Durante a observação são consideradas as posturas relacionadas às costas, braços, pernas, ao uso de força e a fase da atividade que está sendo observada. O método avalia as posturas considerando a percepção dos trabalhadores em relação as conseqüências, e a análise dos ergonomistas classificando em quatro categorias de recomendações que eliminem ou minimizem tais atividades penosas. O método tem demonstrado benefícios no monitoramento das atividades que impõem constrangimentos possibilitando identificar as atividades mais prejudiciais e ao mesmo tempo indicar as regiões anatômicas mais atingidas.

Palavras-chaves: postura; ergonomia; OWAS.

ABSTRACT

Posture may be defined as the position and global spatial orientation of the body and limbs, and it is imperative to the successful execution of movements. Any deviation in the backbone may generate harmful functional demands that result in increased fatigue of the worker and serious injuries. There are several direct methods for postural evaluation, among them is OWAS (Ovako Working Posture Analising System), created to analyze working postures in the steel industry. The system analyzes given activities at variable or constant intervals, observing the frequency and time spent in each posture. Registration may be acomplished through videotaping, associated to direct observation. The latter must consider back, arms and legs postures, use of force and phase of activity. The method considers the worker’s perception of consequences, and the ergonomist’s analysis, classifying into four recommendation categories in order to eliminate or minimize such strenuous activities. OWAS has demonstrated benefits monitoring strenuous activities, allowing identification of harmful activities and, at the same time, indicating the most affected anatomic regions.

Keywords: posture; ergonomics; OWAS.

1. Introdução:

A ergonomia é “o conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho do homem em atividade, afim de aplicá-los à concepção de tarefas, dos instrumentos, das máquinas e dos sistemas de produção” (Laville, 1977). Possui como objetivo básico melhorar as condições de trabalho a partir da análise do que é efetivamente realizado pelo trabalhador – a atividade.

O desenvolvimento de um bom trabalho depende diretamente de um conjunto harmonioso composto pelo trabalhador, equipamentos e locais adequados para realização de tarefas. Estes fatores integrados, irão determinar um melhor desempenho das atividades, bem como, uma melhor utilização dos recursos disponíveis (Proença et al., 1996).

Assim, através da Análise Ergonômica do Trabalho é possível, não somente categorizar as atividades dos trabalhadores, como também estabelecer a narração dessas atividades permitindo, consequentemente, modificar o trabalho ao modificar a tarefa buscando a adaptação do trabalho ao homem (Montmollin, 1982). A mesma tarefa realizada por diferentes trabalhadores, nem sempre é realizada segundo um único protocolo. Possivelmente em função da natureza da tarefa, das diferentes formas de executá-la e de interagir com a organização do trabalho, alguns indivíduos apresentam problemas de saúde que podem se manifestar de diferentes formas, como as doenças do sistema músculo esquelético entre elas as posturais (Dul e Weerdmeester, 1998).

Segundo Kandel et al. (1991), a postura pode ser definida como a posição e a orientação espacial globais do corpo e seus membros relativamente uns aos outros. As posturas são fundamentais para a execução bem sucedida dos movimentos, uma vez que os movimentos surgem a partir da desestabilização tanto da posição dos segmentos corporais quanto do equilíbrio quase estático global do corpo. Assim, uma postura será sempre necessária para a execução bem sucedida de um determinado movimento (Amadio, 1996).

Qualquer desvio na forma da coluna vertebral, pode gerar solicitações funcionais prejudiciais, desta forma Oliver (1999, p. 61) define a boa postura como a atitude que uma pessoa assume “utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas”.

Segundo Guélaud (1975) posturas desfavoráveis ocasionam um aumento de fadiga no trabalhador e leva ao longo do tempo a lesões graves. As principais conseqüências de determinadas posturas habituais são: postura de pé prolongada – congestão das pernas, formação de edemas ou varizes e deformação dos pés; postura sentado curvado – compressão dos órgãos internos prováveis distúrbios digestivos; postura curvado (de pé, sentado, ajoelhado) – desvios da coluna vértebras, afecções e lesões dos discos intervertebrais; postura ajoelhado – deterioração dos meniscos e irritação das bolsas sinuviais das articulações. As posições em falsas ou a crispação de determinados grupos musculares podem provocar endurecimento dos músculos e dos pontos de fixação dos tendões principalmente na região da nuca e espáduas.

As pesquisas na área da ergonomia epidemiológica têm crescido, buscando identificar os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças relacionadas ao trabalho bem como as lesões por esforço repetitivo. Candeias et al. (1998) em estudo realizado com 452 metalúrgicos no estado de São Paulo, sobre problemas de saúde e riscos ambientais identificaram 5 principais problemas na seguinte ordem de importância: 1) barulho/ dor de ouvido; 2) dor/inchaço nas pernas, joelhos e pés; 3) fumos e poeiras; problemas nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com