TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DE ARTIGO ANALISE ERGONÔMICA E APLICAÇÃO DO MÉTODO OWAS EM UMA OFICINA DE MANUTENÇÃO MECÂNICA DE UMA USINA TERMOELÉTRICA

Por:   •  12/8/2017  •  Resenha  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

FACULDADE DE ENGENHARIA - FAEN

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REVISÃO DE ARTIGO

ANALISE ERGONÔMICA E APLICAÇÃO DO MÉTODO OWAS EM UMA OFICINA DE MANUTENÇÃO MECÂNICA DE UMA USINA TERMOELÉTRICA[pic 1]

ANA CAROLINA DA JASANSKY

BRUNA NABOR FAVERÃO

CÁSSIA FOLLMANN

DOURADOS - MS

JULHO, 2017


1. Introdução

O artigo trata sobre uma análise ergonômica dos aspectos de segurança da oficina de manutenção mecânica da usina termoelétrica, localizada na cidade de Campos Goytacazes. Para a mesma foi utilizado o método OWAS (Ovako Working Posture Analyzing System). Tal análise serviu de ferramenta de apoio para os funcionários.

Por muito tempo, os aspectos de segurança, higiene e conforto dos trabalhadores foram negligenciados, e o foco era baseado no lucro. Tais negligências tiveram como resultado inúmeros acidentes e trabalho, que forçou os órgãos competentes a criar normas ligadas a essa questão. Atualmente, estruturar os postos de trabalhos adequadamente significa mais segurança e produtividade.

No setor elétrico o nível de periculosidade das atividades são altos, devido a complexidade e alto risco inerente ao processo. Logo, este é um dos setores que mais apresentam acidentes de trabalho, mostrando necessidade de se buscar medidas prevencionistas que minimizem a ocorrência destes eventos.

2. Metodologia de Avaliação postural Ovako Working Posture Analyzing System (OWAS)

O método foi criado para análise das posturas no trabalho na indústria de aço. A partir da análise de atividades como levantamento manual de cargas são identificadas e categorizadas de acordo com o sacrifício de realização. As posturas são analisadas e mapeadas a partir dos registros feitos.

Esse sistema é baseado em analisar atividades em intervalos, observando- se frequência e tempo em cada postura.

Para o registro, observa- se o trabalho, força, postura, e após isso é realizado o registro. Podendo fazer estimativas de tempos de duração da força e posturas.

A combinação de posições de braços, costas, pernas e uso de força recebe uma pontuação que pode ser incluída na análise Win- owas, permitindo categorizar níveis de ação para medidas corretivas.

3. Análise do estudo de caso

Esse estudo se deu na oficina de manutenção mecânica em uma usina termoelétrica no norte do estado do Rio de Janeiro, onde são desenvolvidas algumas atividades de riscos.

O local possui diversos equipamentos da indústria pesada. Os trabalhadores recebem a programação das atividades a serem executadas, dentre elas: reparos em equipamentos, soldagem, confecção de peças, entre outras.

4. As Melhorias e Aplicação do Método OWAS

Na fase de estudo foi identificado algumas irregularidades no ambiente de trabalho que estavam colocando em risco a segurança dos trabalhadores, sendo estas: ruído excessivo, iluminação deficiente, calor excessivo e posturas inadequadas.

Para a medição do ruído foi utilizado um decibelímetro, onde foi feito a análise em diferentes pontos da oficina e notou-se variações nos diferentes pontos, porém em todos os pontos o ruído estava acima de 85 decibéis. A melhoria sugerida foi a substituição de tornos mais modernos, pois estes estavam diretamente ligados ao ruído excessivo no ambiente.

Para a medição da luminosidade foi utilizado um luxímetro, e novamente a medição foi realizada em pontos diferentes, e verificou-se a deficiência em alguns locais. A sugestão de melhorias foi a instalações de alguns refletores e a substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas mais eficientes/potentes.

Não foi utilizado nenhum equipamento para medir o excesso de calor no ambiente, porém era perceptível o incomodo nos postos de trabalho, já que haviam poucos pontos de entrada de ar e ventiladores com baixo rendimento. A melhoria proposta foi a instalação de exaustores na oficina, garantindo aos funcionários uma condição mais confortável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com