TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DO MÉTODO OWAS MANUTENÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

 

APLICAÇÃO DO MÉTODO OWAS

MANUTENÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL

ELERICISTA  .

Norma regulamentadora

A ergonomia é regulamentada por uma norma específica: a NR-17. Além disso, a NR possui dois anexos. Inicialmente, apresenta-se o objetivo da NR que é o estabelecimento de métodos que possibilitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com o objetivo de oferecer maior conforto, segurança e desempenho eficiente.

Metodologia

A presente aplicação foi feita em um atendimento de manutenção de energia elétrica residencial . A coleta de dados foi realizada por meio de registro fotográfico no ambiente externo de trabalho  de um dos funcionários, de modo a detectar a existência de riscos ergonômicos e, após, propor correções de acordo com os resultados obtidos.

Descrição da atividade:

a instalação, alteração , e a manutenção e reparo em todos os tipos de construções de: - sistemas de eletricidade (cabos de qualquer tensão, fiação, materiais elétricos, etc.)

[pic 1]TABELA –1[pic 2]

Mais de 36 mil observações em 52 atividades para testar o método.

Registros com concordância média de 93 % .

Em função dos dados concluiu-se que o método apresentava razoável consistência (ITIRO,1993).  

O protocolo se baseia na amostragem da atividade constantes ou variáveis, verificando-se a frequência e o tempo gasto em cada postura .Nas amostragens são consideradas as posições das costas, braços, pernas, uso de força e fase da atividade aos quais são        atribuídos valores   consubstanciados em um código de seis dígitos.

                   TABELA -2

[pic 3][pic 4]

Por meio da determinação do nível de risco, é obtido o resultado final que indica a avaliação da postura e a categoria de ação a ser tomada, utilizando uma escala de quatro pontos que são os seguintes:

 

− Categoria 1: postura normal, não é necessária a adoção de medidas corretivas;

 − Categoria 2: postura requer a adotadas medidas corretivas em futuro próximo;

− Categoria 3: postura requer a adoção de medidas corretivas assim que possível;

 − Categoria 4: postura que deve merecer atenção imediata.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO :  MANUTENÇÃO EXTERNA RESIDENCAIL

[pic 5]

 [pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

.

RECOMENDAÇÕES : Recomenda-se a utilização de luvas e sinalização no local de trabalho é através da sinalização do local que os passageiros e motoristas tem a visibilidade do serviço que está sendo executado. Além da possibilidade da troca de escada pois a atual pesa entre 15 a 19 kilos , e a cada manutenção o trabalhador necessita carregar e descarregar a escada com frequencia .A troca da escada , oferece um conforto maior para o funcionário para que ele faça menos esforço e passe a desempenhar suas atividades da melhor forma possível .O trabalho em redes é realizado predominantemente em ambiente externo, a céu aberto, sem a vigilância de um supervisor, com isso o trabalhador está mais propicio ao descumprimento das normas ergonômicas , é interessante uma vez na semana o supervisor visitar os locais de trabalho, no calendário é importante ter datas definidas para palestra de orientações .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (948.3 Kb)   docx (884.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com