TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Quantitativos

Trabalho Universitário: Métodos Quantitativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas Descritivas

I. Medidas de Tendência Central: é um valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usadas são a média, a mediana e a moda. Para aprofundarmos mais nosso entendimento, podemos destacar que a média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas; a mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente, se o conjunto de dados tiver um número de par de entradas, a mediana será a média entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto; e a moda de um conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior freqüência, se nenhuma entrada é repetida, o conjunto de dados não possui moda, se duas entradas ocorrem com a mesma freqüência elevada, cada entrada é uma moda e os dados são chamados de bimodais.

II. Medidas de Dispersão: é sinônimo de variação ou variabilidade. Apurando um valor médio para os elementos de um rol torna-se necessário examinar as medidas de dispersão dos demais elementos em relação à tendência central, como meio de definir a variabilidade que os dados apresentam. As medidas mais comumente utilizadas são: amplitude total; variância e desvio padrão.

• Amplitude total: de modo geral a amplitude total corresponde à diferença entre o maior e menor elemento de um conjunto de observações ou de um rol. Amplitude total = (entrada máxima) – (entrada mínima).

• Variância: tem como fundamento os desvios de cada elemento do rol em relação à média. Para evitar que a soma dos desvios seja igual a zero, sabendo que os desvios podem ser positivos ou negativos, a variância considera o quadrado de cada desvio, ou seja, (x1 – x)². A fórmula de cálculo da variância é a seguinte: .

• Desvio padrão: um valor que quantifica a dispersão dos eventos sob distribuição normal, ou seja, a média das diferenças entre o valor de cada evento e a média central. De modo sintético, o desvio padrão é a raiz quadrada da variância. Pode-se calcular da seguinte forma: ou .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com