TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos quantitativos Aplicações para gerenciamento de negócios

Projeto de pesquisa: Métodos quantitativos Aplicações para gerenciamento de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................3

2 DESENVOLVIMETO........................................................................4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia.................................................4

2.2 Inflação..........................................................................................4

2.3 Taxa de Juros................................................................................5

2.4 Taxa de Cambio.............................................................................6

3 Métodos quantitativos Aplicativos a Gestão Empresarial..........7

3.1 Medidas Descritivas........................................................................7

3.1.1 Medidas de Tendência Central....................................................7

3.1.1.1 Medidas de Dispenção..............................................................8

3.1.1.1.1 Técnicas de Amostragem Probabilidades...............................8

3.2 Numeros-índices.............................................................................9

3.3 Deflação de Dados........................................................................10

4 ETICA, POLITICA E SOCIEDADE....................................................11

5 CONCLUSÃO...................................................................................12

REFERENCIA......................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONIA

Para entendermos melhor o que a microeconomia e macroeconomia estudam o texto a seguir irá abordar três temas importantes e recorrentes: a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio

2.2 INFLAÇÃO

A Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Podemos citar as seguintes causas da inflação:

- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;

- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, A inflação oficial do País, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou e subiu 0,35% em setembro, ante alta de 0,24% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até setembro, o IPCA acumula altas de 3,79% no ano e 5,86% em 12 meses. Segundo o IBGE, é a primeira vez no ano que a taxa acumulada em 12 meses fica abaixo de 6%

O grupo Transportes foi o principal responsável pela aceleração da inflação em setembro, principalmente por causa do aumento do preço das passagens aéreas.

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma taxa entre 0,30% e 0,46%, com mediana de 0,34%.

2.3 TAXA DE JUROS

Uma taxa de juros, ou taxa de crescimento do capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento.

Por exemplo, uma taxa de juros de 20% ao ano indica que para cada unidade monetária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com