TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música e Sustentabilidade

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tendo como tema Reutilizar para não acabar, busca encontrar meios para que as aulas de Educação Ambiental na Educação Infantil, favoreça a todas as crianças um aprendizado tendo como foco constante a preservação do meio ambiente não como dever para não deixar de ter o que se tem hoje, mas como parte da nossa existência, ou seja, tem que ser natural, assim como temos que cuidar do nosso corpo, da nossa casa, temos que cuidar do meio ambiente.

A Educação Ambiental, não deve ser vista como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Sendo assim faz-se necessário a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos de todos os seus recursos naturais existentes para a nossa vida.

A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, para que as crianças entendam a importância da natureza, pois quando esse ensinamento inicia nesta idade com certeza elas irão crescer com a ideia formada de que o mundo é nossa casa, tema que será desenvolvido ao longo deste trabalho.

Tendo como fator essencial para a preservação do meio ambiente, neste trabalho a reutilização de materiais, que sendo reutilizado, além de não ficar no tempo demorando décadas para se desintegrar também terá serventia para outras situações.

A música como diversas outras áreas profissionais também está ligada as formas sustentáveis, através de projetos escolares e até mesmo nos festivais.

As aulas de Música unidas com as aulas de Educação Ambiental, são fontes para essa iniciação, pois é possível por meio da música desenvolver conceitos, criar instrumentos que levarão as crianças a assimilarem as informações com mais entendimento, transformando o conhecimento recebido em ações, pois teoricamente muitos sabem, mas praticar poucos praticam.

Interação, cuidado, preservação, conhecimento da biodiversidade e sustentabilidade da vida na Terra e o não desperdício dos recursos naturais. São objetivos do currículo da educação Infantil, aprender a cuidar, preservar, usar, limpar e a reutilizar materiais que envolva compreender o mundo em que vive, sem desperdício dos recursos naturais, são situações que devem fazer parte do cotidiano das crianças, deste modo este trabalho busca levar este conteúdo até as crianças a fim de desenvolver a conscientização da sustentabilidade que é um conceito ainda abstrato no convívio das crianças.

Sabe-se que a música possibilita inúmeros benefícios para o desenvolvimento humano, estimulando o raciocínio e à concentração. Por meio da música, as crianças desenvolvem habilidades que favorecem o seu crescimento e o seu aprendizado.

O presente trabalho pretende inserir no ensino musical, o uso e a confecção de instrumentos musicais reutilizando materiais, onde as crianças terão a possibilidade de ter seus primeiros contatos com as notas musicais em um projeto onde a música e a educação ambiental serão indissociáveis.

Segundo Morales (2004, p.1) a Educação Ambiental “deve preparar novas gerações, com novas atitudes e mentalidade, capazes de compreender as complexas inter-relações entre os processos objetivos e subjetivos do seu mundo”.

Tendo em vista que a educação Ambiental deve fazer parte da vida dos alunos desde a mais tenra infância, como na educação infantil se aprende brincando, é coerente que o aprendizado com relação ao meio ambiente se dê por meio de brincadeiras, da música, do inutilizável se tornar brinquedo, assim as crianças poderão adquirir conhecimentos a respeito da sustentabilidade, ou seja, aprender a manter o meio ambiente em harmonia para uma melhor qualidade de vida.

A metodologia se dará por meio de encontros semanais, levando os alunos a vivenciarem os parâmetros musicais com a voz, o corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com