TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NAVIOS PORTA-AVIÕES EKRANOPLANOS E HIDROAVIÕES TRANSPORTE AO MESMO TEMPO AÉREO E AQUAVIÁRIO

Artigo: NAVIOS PORTA-AVIÕES EKRANOPLANOS E HIDROAVIÕES TRANSPORTE AO MESMO TEMPO AÉREO E AQUAVIÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Os navios porta-aviões são faze parte de dois meios de transporte, o aquatico e o aéreo, no aquatico ele é um veículo e no aéreo um terminal, os hidroaviões são veículos no transporte aéreo e não precisam de terminais, ou melhor, qualquer extensão aquática suficientemente grande acaba funcionando como tal, e ekranoplanos não são nem embarcações e nem aviões, é algo entre as duas coisas.

Desenvolvimento

1.0 Surgimento

Os porta-aviões surgiram por volta de 1910, ano em que ocorreu a primeira decolagem apartir de uma embarcação, o USS Birmingham e em 1911 a primeira aterrisagem.

(figura 1 – deck de decolagem do USS Birgmingham, fonte: http://www.earlyaviators.com/)

Seu objetivo primário e função até hoje é de servir como base militar para operações de guerra.

(figura 2 – navio argentino ARA 25 de Mayo, fonte: http://www.naval.com.br/)

Na mesma época surgiram os hidroaviões, popularmente conhecidos como aviões anfíbios, caso também tenham rodas, foram utilizados na primeira e segunda guerra mundial.

(figura 3 – protótipo alemão BV 238 V1, fonte: http://armasdasegundaguerramundial.blogspot.com.br/)

Entre as guerras mundiais, estes veículos eram utilizados para transporte de cargas, pois na época os aeroportos ainda eram de pequeno porte. Hoje aviões aquáticos existem principalmente para transportes em regiões onde o acesso terrestre é difícil.

Nem aviões e nem embarcações, estes curiosos veículos chamados ekranoplanos, flarecrafts ou aviões-barco flutuam sobre a água a baixas altitudes, pelo chamado “efeito solo” pode atingir velocidades de 500km/h foi idealizado pela Rússia durante a guerra fria, eram testados no Mar Cáspio e no Mar Negro. A grande sacada era voar baixo o suficiente para não ser detectado pelos radares e a certa altura da água para não ser descoberto por sonares submarinos. Atualmente os ekranoplanos servem também para transporte de passageiros e turismo.

(figura 4 – Orlynok, fonte: http://www.defesabr.com)  

2.0 Curiosidades

2.1 Combústivel

Os porta-aviões da atualidade produzem sua própria energia através de geração nuclear, os reatores ficam em local blindado não oferecendo tanto perigo para a tripulação, a energia gerada pode locomover a embarcação em uma velocidade máxima de 64km/h. Graças a esta inovação grandes navios pode permanecer em alto mar por até 20 anos.

2.2 Maior porta-aviões

USS Enterprises (CVN-65) possui mais de 340 metros de comprimento, 75,6m de largura e quase 40m de altura, pertence a Marinha de Guerra dos Estados Unidos.

(figura 5 – USS Enterprises, maior porta-aviões do mundo, fonte: http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/)

Com cerca de um bilhão de peças individuais, os super porta-aviões americanos estão entre as máquinas mais complexas do planeta. Contudo, em nível conceitual, eles são bastante simples. Eles foram projetados para realizar quatro funções básicas:

• transportar uma variedade de aeronaves além-mar

• servir de pouso e decolagem para aviões

• operar como um centro de comando móvel para operações militares

• abrigar todas as pessoas envolvidas nessas atividades

Para cumprir essas tarefas, um porta-aviões deve combinar elementos de um navio, de uma base de força aérea e de uma pequena cidade.

O casco de um navio é feito de um aço extremamente forte, medindo algumas polegadas de espessura. Ele é bastante eficiente na proteção contra fogo e danos de guerra. A estrutura de apoio do navio depende de três estruturas horizontais que se estendem por todo o casco: quilha (o esqueleto de ferro na parte inferior do navio), o convés de vôo e o convés do hangar.

A parte do casco que fica imersa na água é arredondada e relativamente estreita, enquanto a parte que fica acima da água se alonga, formando um espaço maior no convés de vôo. A parte inferior do navio é dotada de um fundoduplo, que é precisamente o que a expressão sugere. Há duas camadas de chapas de aço: a chapa inferior e a camada acima dela são separadas por um espaço vazio. O fundo duplo oferece uma proteção extra contra torpedos ou acidentes no mar. Se o inimigo atingir a parte inferior do navio, fazendo um buraco na camada de aço externa, a segunda camada evitará um vazamento de grandes proporções.

Desde os anos 50, quase todos os super porta-aviões americanos foram construídos pela NorthropGrumman

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com