TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NBR 12142 - Determinação Da Resistência à Tração Na Flexão Em Corpos-de-prova Prismáticos.

Trabalho Universitário: NBR 12142 - Determinação Da Resistência à Tração Na Flexão Em Corpos-de-prova Prismáticos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  3.639 Visualizações

Página 1 de 2

1. Objetivo

Esta Norma prescreve o método para determinar à resistência a tração na flexão de concreto usando corpo-de-prova prismático moldado e curado conforme a MB-2, que recebe carregamento nos terços do vão.

2. Documentos complementares

Na aplicação da Norma é necessário consultar:

MB-2 - Moldagem e cura de corpos-de-prova de concreto, cilíndricos ou prismáticos.

MB-882 - Máquina de ensaio de tração e compressão - Verificação - Método de Ensaio.

3. Estrutura de aplicação de carga

Deve promover a aplicação controlada da carga sobre o corpo-de-prova a ser ensaiado. A aplicação da carga pode ser efetuada tanto através da movimentação dos elementos de aplicação de carga com através dos elementos de apoio, movimento este que deve manter perfeito paralelismo com o eixo vertical da máquina.

A taxa de aplicação de carga pode ser fixa ou ajustável, devendo, no mínimo atender ao prescrito em devem, no entanto, ser também, previstos meios para obtenção de baixas taxas, compatíveis com os métodos utilizados para a verificação das escalas de força.

4. Sistema de medição de forças

Pode ser analógico ou digital. Em ambos os cases, deve ser previsto um meio de indicação da máxima carga atingida (por exemplo, através de ponteiro de arraste, registros. etc.), a qual pode ser lida após a realização de cada ensaio. As características de precisão desta indicação devem ser idênticas á da indicação da carga instantânea.

5. Os elementos de apoio e de aplicação

O dispositivo deve ser construído de tal forma que durante o ensaio seja mantido o paralelismo entre os planos verticais que passam pelos eixos dos elementos de apoio e de aplicação de força, assim como as distâncias relativas entre eles. Deve ser garantida a perfeita ortogonalidade entre os eixos da máquina e do corpo de prova colocado no dispositivo, admitindo-se que este não contenha distorções geométricas.

Os elementos de apoio e de aplicação de força devem apresentar forma cilíndrica na região que entra em contato com o corpo de prova, com raio de curvatura de (12,5 ± 0,5) mm. O comprimento destes elementos deve ser 3 mm a 5 mm maior que a largura do corpo de prova, devendo ainda na região de contato apresentar dureza mínima de 55 HRC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com