TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpos De Prova De Concreto - Ensaio A Compressão

Dissertações: Corpos De Prova De Concreto - Ensaio A Compressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e comparar os resultados encontrados nos ensaios de compressão, sob as dosagens experimentais de concreto, onde os mesmos foram realizados por seis equipes, no laboratório de Materiais de Construção Civil II.

Inicialmente foi realizada uma dosagem experimental para definir a relação água/materiais secos = 9,5%. Dado à relação água/materiais secos (A%) e o teor de argamassa (α) a ser utilizado, deste modo foi fornecido a cada equipe uma relação água/cimento (a/c). Sendo assim, cada equipe calculou a sua dosagem experimental do concreto, definindo cada traço a ser utilizado, ou seja, cada grupo definiu a quantidade de cada componente do concreto:

Cimento;

Agregado miúdo (areia);

Agregado graúdo (brita);

Água.

A partir dos resultados obtidos, foi permitido realizar o concreto segundo as Normas Brasileiras, realizando assim o ensaio de abatimento. Após o ensaio foram moldados seis corpos de prova, onde os mesmo foram submetidos em três ensaios de compressão, realizados em 3 dias, 7 dias e 21 dias.

Depois dos dados coletados, foi elaborado o seguinte trabalho tendo como finalidade comparar as características do concreto enquanto estive fresco, sua resistência e durabilidade depois de endurecido.

2 CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND (CCP)

O concreto é, depois da pedra, da argila e da madeira, um dos materiais de construção mais antigos que a humanidade conhece. Os romanos produziam um tipo de concreto com cinza vulcânica (pozolana natural) e cal que permitia a moldagem e a soldagem de peças formadas por grandes blocos de pedra. Pode-se afirmar que sua origem, em tempos mais recentes, remonta ao ano de 1756, quando John Smeaton utilizou pela primeira vez uma argamassa calcinada na construção do farol de Eddystone.

Foi somente a partir de 1824, entretanto, com o advento do cimento Portland, que o concreto assumiu um lugar de destaque entre os materiais de construção, graças à enorme versatilidade que oferecia comparativamente aos demais produtos, possibilitando a moldagem, com relativa facilidade, das mais diversas formas arquitetônicas. Surgiram, então, as primeiras especificações para concreto baseadas no estudo científico de seus elementos constitutivos e das suas propriedades físicas.

Em construções rurais o concreto é usado nas mais diversas obras. Entre outras, podese citar a execução de pavimentações, cochos, bebedouros, mata-burros, pontilhões, cisternas, silos, canaletas, canais, etc.

Concreto de Cimento Portland é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante (cimento Portland), com um agregado miúdo (geralmente areia lavada), um agregado graúdo (geralmente brita) e água. Pode-se ainda, se necessário, usar aditivos.

A água e o cimento, quando misturados, desenvolvem um processo denominado hidratação e formam uma pasta que adere às partículas dos agregados. Nas primeiras horas após o preparo é possível dar a essa mistura o formato desejado. Algumas horas depois ela endurece e, com o passar dos dias, adquire grande resistência mecânica, convertendo-se num material monolítico dotado das mesmas características de uma rocha.

A resistência do concreto depende destes três fatores básicos:

Resistência do agregado;

Resistência da pasta;

Resistência da ligação entre a pasta e o agregado.

Entretanto, para conseguir-se um conjunto monolítico e resistente, é indispensável produzir corretamente o concreto.

A produção do concreto consta de uma série de operações executadas e controladas de forma a obter-se, a partir dos materiais componentes, um concreto que depois de endurecido resista aos esforços derivados das mais diversas condições de carregamento a que possa ser submetido, bem como apresente características de durabilidade.

As operações necessárias à obtenção de um concreto são:

Dosagem ou quantificação dos materiais;

Mistura dos materiais;

Transporte até o local da obra;

Lançamento, ou seja, colocação do concreto no seu local definitivo (normalmente em uma forma);

Adensamento, que consiste em tornar a massa do concreto a mais densa possível,

Eliminando os vazios;

Cura, ou seja, os cuidados a serem tomados a fim de evitar a perda de água pelo concreto nos primeiros dias de idade.

A obtenção de um concreto de boa qualidade depende de todas essas operações. Se qualquer delas for mal executada, causará problemas ao concreto. Não há como compensar as falhas em uma das operações com cuidados especiais em outra.

Quando o concreto é dosado de acordo com certos princípios básicos, que serão estudados posteriormente apresenta, além da resistência, as vantagens de baixo custo, facilidade de execução, durabilidade e economia. Para tanto é necessário, inicialmente, conhecer as características que o concreto endurecido deve possuir, para depois, a partir dos materiais disponíveis, obter o concreto pretendido, mediante o proporcionamento correto da mistura e o uso adequado dos processos de fabricação. O concreto fresco representa uma fase transitória, porém de enorme influência nas características do concreto endurecido.

3 CÁLCULO DO TRAÇO PILOTO

O primeiro passo deste trabalho foi a realização do Traço Piloto, fornecido pelo professor Manoel Caetano. Para a elaboração do mesmo, foi sugerido os seguintes parâmetros:

Relação água/cimento (a/c): 0,55

Relação água/materiais secos (A%): 8,0%

Teor de argamassa (α): 0,50

A partir dos dados acima, foi calculado o Traço Unitário em Peso (TUP):

Quantidade de materiais secos:

Teor de Argamassa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com