TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NBR 15.575:2013

Artigo: NBR 15.575:2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA TÉCNICA DA NBR 15575

A NBR é uma denominação de norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Nesta resenha crítica, abordarei sobre a NBR 15.575 do ano de 2013, que começou a vigorar em julho deste ano.

A mesma foi escrita e publicada, a fim de prezar pela segurança dos usuários dos imóveis e garantir a eles a qualidade e o desempenho da estrutura como um todo. Preza por estabelecer normas para a construção de edificações habitacionais de até 5 pavimentos. Estas normas prezam no desempenho dos critérios e métodos de avaliação, e não na prescrição dos materiais dos sistemas construtivos.

Subdivide-se em 6 partes, estas são: os requisitos gerais – (1) - (objetivo e descrição), sistemas estruturais (2), sistema de pisos (3), sistema de vedações verticais – (4) - (internas e externas), sistemas de cobertura (5) e sistema hidrosanitários (6). Falarei brevemente sobre cada item e emitirei uma opinião final sobre esta NBR.

Parte 1 = Norma de desempenho que tem como objetivo principal atender as necessidades dos usuários de imóveis, levando em conta algumas situações hipotéticas que ocorrem ao longo da vida útil do bem, estabelecendo critérios de desempenho para estes.

Parte 2 = Descreve sobre os critérios que a parte estrutural, de segurança, de iluminação devem atender, como também o cuidado com as verificações, dos elementos específicos e o desempenho esperado que estrutura tenha ao longo dos anos de utilização. Toda a estrutura deve passar por testes, e os resultados devem corresponder aos requisitos mínimos traçados nesta NBR.

Parte 3 = discorre sobre critérios relativos ao desempenho térmico, acústico, lumínico e de segurança ao fogo, que devem ser atendidos. Como também, revestimentos do piso, acessibilidade, mobiliário, ladrilhos hidráulicos, pisos cerâmicos, entre outros. Neste item, está prevista a determinação de como devem ser realizadas as instalações destes pisos e outras definições que garantem a perfeita segurança do usuário destes locais.

Parte 4 = discorre sobre os sistemas de vedação verticais, que apesar de não fazerem parte do sistema estrutural, podem interagir com a estrutura como um todo, causar contraventamentos de estruturas reticuladas e sofrer deformações gerais, necessitando assim de uma análise para melhor desempenho dentro da obra.

Parte 5 = os sistemas de coberturas são uma parte bem criteriosa e delicada da obra, no quesito desempenho são a parte mais importante, visto que elas têm um forte impacto sobre a vida útil de toda a obra e desempenham um papel de segurança e prezam pela saúde dos usuários.

Parte 6 = os sistemas hidrosanitários são de extrema importância em uma edificação, visto que fazem parte total da manutenção da saúde e higiene das pessoas residentes, devem ser feitas análises rígidas dos materiais utilizados nestes ambientes para preservar a interação físico química através dos anos de utilização.

Após leitura e interpretação da NBR 15.575: 2013, posso dizer que esta atualização está atendendo as necessidades apresentadas pelos usuários, de maneira mais coerente e levando em conta toda a questão social (de hábitos e vivências dos utilizadores), com soluções adequadas e economicamente viáveis, fator de extrema importância. É muito animador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com