TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ

Artigos Científicos: NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Através deste trabalho vamos analisar o Case da Fazenda São Pedro, que tem a administração familiar e diante do crescimento do seu negocio se viu obrigada a escolher: aventurar-se em outro mercado. Esta decisão vai envolver todos os setores da empresa, neste estudo de caso vamos buscar identificar os desequilíbrios e determinar suas causas, para desenvolver um planejamento estratégico explorando os pontos fortes e analisar os pontos fracos. Nesse trabalho vimos a difícil tarefa de um gestor diante da expansão do seu negocio e a necessidade de tomar decisões.

2 DESENVOLVIMENTO

Em qualquer empresa sempre existirá problemas, ainda mais quando falamos de uma empresa que envolve pessoas da família, é possível que essas situações sejam mais comuns na gestão dos processos e na divergência de pensamentos de seus diretores.

Os administradores da Sucos Fazendas São Pedro estão em um dilema: expandir o negocio, que era apenas de produção e tinha como o lucro esperado, como dominava o mercado local e se aventurar e outras praças como uma inovadora ideia, alem de produzir a laranja, também fabricar o suco da mesma linha de produção e distribuição própria, assim reduzindo os custos e otimizar os processos que geraria um menor investimento.

2.1 ETICA POLITICA E SOCIEDADE

2.2 OS ASPECTOS ÉTICOS IMPLICITOS NAS ESTRATEGIAS E ARGUMENTOS DOS RESPONSAVEIS PELA EMPRESA.

Acredito que com base em tudo que li, que desde pequenos os filhos do Sr. Osvaldo, José e João, aprenderam a valorizar o trabalho em família e foram de uma ética considerável na hora de expor as suas opiniões com base nos dados e não somente por uma decisão egoísta.

O crescimento de uma empresa que esta localizada na região de Ribeirão Preto por mais que seja uma das empresas mais ricas, esta limitada ao tamanho do segmento de mercado. Se o canal principal de venda de produtos, for o varejo, como é o caso da Fazenda São Pedro, tudo vai depender do aumento da demanda, assim sendo necessário a expansão.

Trata-se de uma fazenda tradicional que pertence a família Azevedo desde os primeiras décadas do século XX, hoje é uma propriedade modelo na região, pela sua alta produtividade.

2.3 NO TEXTO ESTA CLARA A MANUTENÇÃO DOS VALORES NA RELAÇÃO EMPRESA – CLIENTE.

Também esta claro no texto, a manutenção dos valores entre empresa – cliente, também tem uma grande preocupação em atender de uma maneira que satisfaça o cliente.

José era muito conservado então desistiu da ideia inicial de aderir ao cultivo de cana, e então resolveu permanecer na região com a ideia inicial do negocio.

João o mais visionário defendia com toda sua esperança a ideia de expandir os negócios para a capital, mais para isso teriam que montar um Cento de distribuição em São Paulo, pensando assim em diminuir a distancia entre cliente e fornecedor.

3 MODELOS DE GESTÃO

3.1 NO TEXTO ANALISE O MODELO ORGANIZACIONAL APLICADO NA GESTÃO DA EMPRESA, FAÇA UMA COPARAÇÃO CO AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

Com base em tudo que aprendemos até agora, o grande sucesso da empresa esta diretamente relacionado com a maneira que o negocio é administrado, qual o modelo de gesta adotado e sua aplicidade no decorrer dos processos.

Está bem claro no texto base para elaboração do trabalho que a palavra final, sobre qual caminho tomar e sobre o que fazer, era do responsável maior que nesse caso é o Sr. Osvaldo que com base e ajuda de seus filhos José e João, que com suas habilidades técnicas, humanas e conceituais se dividiam em diretorias menores para ajudar e direcionar o pai a tomar decisões mais sabias, e ate mesmo a mais correta.

3.2 RELATE COMO OS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO TEM INFLUENCIA NA REGIÃO E QUAIS MELHORIAS PODERIAM SER IMPLANTADAS.

Comparando a forma como a empresa Sucos da Fazenda São Pedro é administrada com algumas das teorias estudadas, só não se encaixam no perfil da empresa por suas particularidades de pensamentos entre Jose e João, os dois irmãos como é caso.

A abordagem clássica como os estudos feitos por Frederik Winslow Taylor ( administração cientifica) e por Henry Fayol (teoria clássica) é o que um dos diretores da empresa seguem este estilo de administração.

Assim como os estudos de Taylor despertou interesse de alguns empresários do ramo, um deles é Hanry Ford, da mesma forma, a administração cientifica são observados no dia-a-dia da empresa

3.3 ECONOMIA

4 COMO A EMPRESA ENTENDE SEU MERCADO? E QUAL MODELO DE CONCORRÊNCIA?

Vamos dividir e empresa em duas etapas, assim, se antes a empresa se via num mercado oligopolista, isso ocorria da empresa fazenda São Pedro, onde os proprietários escolheram a cultura a laranja. De acordo com os relatos de especialistas. O grande investimento em tecnologias realizado por grandes concorrentes internacionais.

Então a Fazenda São Pedro decidiu também fazer o suco da laranje, a variedade de vendedores é elevado, num mercado de acesso facial. Quanto maior a diferença do produto, mais a empresa pode controlar o preço.

4.1 A FAZENDA SÃO PEDRO POSSUI ESPAÇO PARA CRESCER?

Em qualquer empresa sempre haverá espaço para crescer. Porém para uma empresa crescer sempre temos que levar em consideração vários fatores: como por exemplo, o mercado onde a empresa se aventurará é extremamente desconhecido.

Na cidade de Ribeirão Preto vai exigir muita prudência, com o mercado pq a marca ainda é forte, assim sendo um ponto possitivo.

4.2 A EMPRESA POSSUI DINHEIRO SUFICIENTE PARA INVESTIR?

Mesmo que os juros sejam subsidiados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com