TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ

Ensaios: NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo estudar a criação e o funcionamento da empresa Netshoes. Percebe-se que com o avanço da globalização a dificuldade de uma empresa se manter ativa no mercado.

Não basta apenas a empresa ter uma boa estratégia é necessário que ela traga um diferencial e foi neste sentido que a Netshoes foi criada. Existe no momento uma alta competitividade entre as empresas o diferencial desta será demonstrado no curso do trabalho.

Analisar-se-á de forma mais aprofundada a importância do Marketing, pois, sem a devida divulgação a empresa não terá o retorno esperado. Apesar de ser alto o custo do investimento neste, faz-se necessário tal, para que a empresa consiga se consolidar no mercado, conquistando e fidelizando clientes.

Assim para realizar as tarefas é necessária a contribuição de todos, criando uma rede, que para controlar necessita de gestores e profissionais capacitados.

Pode-se perceber que antes de precificar os produtos a empresa deve fazer uma analise detalhada dos custos, no entanto nem todos os gastos podem ser repassados ao consumidor final, pois acabaria encarecendo os produtos. Assim, por ter investido alto em marketing para se firmar a Netshoes esta acumulando prejuízos.

Investindo alto o senhor Kumruian resolveu levar a Netshoes para a bolsa de valores, mais especificamente para a Nasdaq e dessa forma começar a ter a lucratividade esperada.

2 NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ

Buscar vantagem competitiva e manter-se no mercado cada vez mais exigente tem sido o grande desafio dos empreendedores da atualidade e é nesse contexto que Marcio Kumruian criou a Netshoes, e busca sua consolidação ingressando na desafiadora Nasdaq..

2.1.1 Questão 1 – As atribuições do administrador

Administração é a realização de tarefas por meio de outras pessoas. Pat Carringan, gestor de uma das fabricas de peças automotivas para a empresa General Motors define administração como sendo a função do gerente, é criar um ambiente no qual as pessoas que fazem parte dela e produzem serviços, possam fazê-las corretamente e a um custo que seja competitivo, com senso de responsabilidade e que elas sintam orgulho por aquilo que estão realizando.

As quatro funções dos gerentes são: planejar, organizar, liderar e controlar (coordenar). Dentre essas funções podemos destacar três que possam ser relacionadas com o texto:

2.1.1.1 Planejar

Segundo WILLIANS ( 2011, pag. 05 ) Planejamento é a organização das metas e do modo para atingi-las. Pensar nas melhores maneiras de execução de funções a fim de obter maiores lucros.

O texto mostra que o Sr Marcio Kumruian, tinha um objetivo: fazer com que a Netshoes fosse à líder de mercado. Atingir essa meta não seria uma tarefa muito fácil, pois as lideres de vendas e suas concorrentes diretas eram as empresas Submarino e Americanas.com, que comparadas com a empresa Netshoes eram consideradas gigantes do setor.

2.1.1.2 Organizar

“Organizar significa decidir onde as decisões serão tomadas, quem exercerá quais as funções e tarefas e quem trabalhará para quem na empresa” (WILLIANS, 2011, p. 05).

O texto mostra que o Sr Marcio Kumruian conseguiu identificar as falhas dos concorrentes e focou em fazer dessas falhas seus pontos fortes, sendo que profissionais da área de educação física foram contratados para garantir atendimento assertivo junto aos clientes.

As vendas foram voltadas apenas a artigos esportivos e nada mais (detalhe que as vendas começaram com sapatos tradicionais que eram a tradição da família, mas como as vendas de tênis eram maiores do que a de sapatos, eles optaram por deixar de vender sapatos). Outra opção foi também, fazer as vendas apenas por internet, sem lojas físicas.

2.1.1.3 Controlar

“Controlar consiste no acompanhamento dos avanços em direção ao cumprimento das metas e na adoção das medidas corretivas quando esse avanço não ocorre” (WILLIANS, 2011, p. 06).

O texto mostra que a Netshoes a fim de controlar a forma de atingir melhor suas metas, optou por entrar na bolsa de valores Americana do que na bolsa de valores Paulista porque a Americana proporciona maior vantagem competitiva em relação a tecnologia do que a brasileira pode oferecer.

2.1.2 Questão 2

"Consumidor é qualquer agente econômico responsável pelo ato de consumo de bens finais e serviços. Tipicamente, o consumidor é entendido como um indivíduo, mas, na prática, consumidores serão instituições, indivíduos e grupos de indivíduos” (VASCONCELOS, BENJAMIM. 2006)

2.1.2.1 Clientes potenciais

Quando a Netshoes tenta atrair seus clientes colocando suas propagandas em sites esportivos, tentando fazer com as pessoas assimilem a sua marca aos esportes praticados por aqueles que visitam esses sites, ela esta visando seus clientes potenciais.

2.1.2.2 Advogados e defensores da marca

Quando a Netshoes ganha um conceito ótimo no “reclame aqui”, significa que seus clientes desenvolveram um relacionamento emocional com a marca da empresa, caracterizando assim a lealdade dos consumidores da marca.

2.1.2.3 Clientes fiéis

Quando a empresa optou por vender apenas artigos esportivos, ela fidelizou seus clientes, conseguindo assim atrair e conquistar clientes de seus concorrentes.

Questão Analise Swot

A Netshoes se encontra numa fase “impar” de crescimento por isso se torna muito importante a empresa ter estratégias para se manter competitiva e não perder espaço no mercado. Uma gestão focada em analisar o ambiente externo e interno faz toda a diferença. De acordo com a Matriz Swot podemos fazer uma breve avaliação do texto e identificar algumas das oportunidades internas e externas da empresa Netshoes:

2.3.1 Ambiente Interno

Pontos fortes:

• Vende apenas artigos esportivos e nada mais;

• Não tem loja física vende somente através do site;

• Pioneira em vendas de calçados pela internet com atendimento no call center de pessoas especializadas na área, como por exemplo, professores de educação física

Pontos fracos:

• Custa caro manter especialistas em diversas modalidades esportivas;

• O texto mostra que o alto investimento em marketing, faz a empresa operar com prejuízo, por mais que tenha cerca de cinco milhões de visitantes acessando o site;

• Para cortar custos diminuiu os investimentos em marketing, justamente uma das ferramentas que fez a empresa crescer nos últimos tempos.

2.3.2 Ambiente Externo

Ameaças:

• Com a diminuição dos investimentos em marketing on line, a Netshoes viu o crescimento de sua concorrente Dafiti ganhar o posto de maior anunciante na internet;

• Bolsas de Valores são negócios com alto risco, sem deixar certezas de futuro promissor para as empresas, ainda mais na área da internet, onde o gosto dos consumidores em relação a produtos mudam de referencia com muita frequência;

• Adaptação a nova cultura, pois esta saindo do Brasil para tentar ganhar investidores nos Estados Unidos onde a visão de consumo, exigências e o rigor com que será tratado no mercado americano são diferentes da brasileira.

Oportunidades:

• A receita peculiar e o crescimento têm atraído a cobiça de grandes investidores;

• Abertura de capital na Nasdaq;

• A copa do mundo de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2015 favorecem as empresas de esporte no país.

Questão: Analise de custos para apurar resultados

Como o modelo de comercio da Netshoes é direcionado somente ao espaço virtual, a empresa pode atuar em qualquer lugar do país e sem lojas físicas, e isso faz com que os custos operacionais sejam reduzidos.

Também o seu modelo de estocagem reduzido voltado somente ao segmento esportivo, além ter um menor custo, foi um grande diferencial para seus consumidores e uma vantagem competitiva em relação as suas grandes concorrentes, cujo atendimento aos clientes era o maior ponto fraco devido a desorganização logística.

Certamente a empresa faz analise de custos antes de precificar seus produtos, mas o texto diz que a empresa anda acumulando prejuízos porque o custo de marketing foi muito alto para consolidar a empresa no mercado.

Na entrevista o Sr Marcio Kumruian diz ter em seus projetos fazer com que a Netshoes comece a dar lucros depois de alguns anos com os investidores da Nasdaq, até lá esses prejuízos que estão tendo serão contabilizados como custo.

CONCLUSÃO

O cenário empresarial requer gestores empreendedores, como Márcio Kumruian, que a partir do fracasso do seu negocio inicial, descobriu o nicho de mercado até então, não explorado no Brasil, o mercado virtual. Com visão inovadora quebrando os paradigmas, criou o que nunca ninguém havia criado uma loja que só vendia pela Internet. A partir dos pontos falhos dos concorrentes fez analises e garantiu que sua empresa não cometesse os mesmos erros, com profissionais capacitados obteve a satisfação de seus clientes. Por último busca espaço na Nasdaq para chamar a atenção de investidores internacionais.

Em resumo, em um mundo competitivo que muda rápido, as empresas precisam de um modelo de gestão forte que garanta vantagem competitiva sustentável, que se mantenha alerta a momentos de crises e a mudanças, com diferenciais, encontrando novos espaços e inovando sempre para enfrentar os constantes desafios.

...

Baixar como  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »