TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRINDO O EQUILÍBRIO EMOCIONAL: UMA INICIATIVA DE AÇÕES VISANDO EMOÇÕES, COGNIÇÃO, INTENÇÕES E ATENÇÃO

Por:   •  22/10/2019  •  Abstract  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

NUTRINDO O EQUILÍBRIO EMOCIONAL: UMA INICIATIVA DE AÇÕES VISANDO EMOÇÕES, COGNIÇÃO, INTENÇÕES E ATENÇÃO

Eixo - EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE 

Renata Waleska de Sousa Pimenta

Thiago Lipinski Paes

        As produções artísticas podem ser analisadas a partir do prisma da continuidade do sistema sociocultural estabelecido ou até mesmo um espelho estético dos valores de um determinado tempo histórico. Assim, não nos surpreende a existência de produções de entretenimento que se retroalimentam da cultura pautada no padrão normativo da sociedade. Todavia, a contracultura é um movimento de resistência e voz contra o padrão cultural estabelecido. O objetivo deste projeto foi refletir sobre questões de gênero a partir da análise do fenômeno atual da contracultura que valoriza e empodera sujeitos plurais e estabelece intersecções entre pautas que visam o estabelecimento de outras formas de conceber as relações sociais e desenvolver um instrumento pedagógico para propagação do projeto. Enquanto objeto para análise selecionou-se músicas contemporâneas por considerar este gênero textual popular, com amplo alcance social. Essas produções foram analisadas pelos estudantes sob a perspectiva artística e sócio-histórica. A proposta se baseia nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso do Círculo de Bakhtin, entendendo as músicas como discursos que ressignificam não só os sujeitos, mas estabelecem novos sentidos a produções artísticas, transformando-as em instrumento de poder e importante ferramenta para reflexão da história brasileira. A linguagem é uma forma de interação do “eu” com o “outro”, calcada no princípio do dialogismo. O resultado dessa interação social foi a enunciação e essa não tem uma natureza individual, mas está atrelada ao contexto histórico e ideológico dos grupos sociais envolvidos, estabelecendo a possibilidade de criação de novas histórias.

Introdução

As manifestações artísticas são, de alguma maneira, o espelho dos valores circulantes na sociedade, todavia observamos que em determinados momentos históricos surgiram movimentos de contestação aos valores estéticos clássicos, promovendo uma ressignificação do papel da arte na sociedade.

Nos dias atuais muito se fala em relações de gênero a partir do viés da violência, da objetivação da mulher e da manutenção dos valores heteronormativo. Mas é possível refletir sobre as relações de dominação e hierarquização de gênero, assim como os desdobramentos do feminismo na cultura popular, a partir de produções artísticas atuais? O objetivo deste trabalho foi exatamente este, utilizando-se de músicas como objeto de análise e uma posterior releitura através de um videoclipe. O presente trabalho está baseado na perspectiva pedagógica de autonomia estudantil (FREIRE, 1996) e no conceito de transdisciplinaridade entendida como uma forma de romper com os limites das disciplinas e transcender a todas.

Procedimentos metodológicos

As representações de determinados grupos sociais são demarcadas socialmente por meio das práticas discursivas que se constituem durante o processo histórico. Assim, estabeleceu-se enquanto objeto para análise um conjunto de 5 músicas contemporâneas que tangenciam a temática de gênero. A escolha de músicas parte da compreensão de que este gênero textual é extremamente popular, com amplo alcance social, inclusive com uma linguagem, por vezes, que remete à cultura representativa do “gueto”.

O projeto foi dividido nas seguintes etapas: (1) elaboração de uma listagem de músicas atuais que tivessem como tema as relações de gênero; (2) análise das músicas a partir dos conceitos bakhtinianos; (3) criação de um videoclipe - pout-pourri – com a participação da comunidade escolar; (4) elaboração de textos acadêmicos com a síntese dos resultados; e (5) desenvolvimento de atividades de extensão através das trocas acadêmicas em eventos científicos e capacitação de estudantes das escolas de educação básica do município de Gaspar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com