TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada a declarar

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

TERMINOLOGIA CONTABIL DE CUSTOS

Na contabilidade de custos existem diversas nomenclaturas que são utilizadas para determinar certos eventos que aparentemente possuem o mesmo significado, porem seu conceito é totalmente diferente e se mal utilizado pode gerar grandes danos aos cálculos contábeis. Abaixo temos as nomenclaturas

  • Gasto se refere aos sacrifícios financeiros que a empresa utilizar com o propósito da entrega de um ativo. O mesmo pode ser tornar um custo como uma despesa
  • Custo são gastos utilizados para a produção dos bens ou serviços que serão comercializados pela entidade
  • Despesa são os valores utilizados para uso próprio da entidade, dependendo destes para o bom funcionamento das tarefas cotidianas da empresa.
  • Investimento é a quantia utilizada para a obtenção de ativos para a empresa
  • Desembolso é um pagamento para a aquisição de um bem ou serviço, ele pode ser utilizado para antes, durante ou depois da aquisição do bem ou serviço
  • Perda é a utilização de bens ou serviços de forma anormal, sendo assim uma ação involuntária da entidade que resultou aquela utilização.

CUSTOS DIRETOS

Os custos diretos é o mais conhecido, pois estão ligados a fabricação e manufatura de bens para comercialização. Os tipos de custos diretos comumente utilizados são:

 - Mão de obra direta, ou seja, profissionais envolvidos na realização do produto que será comercializado.  Como exemplo pode-se visualizar a produção de uma indústria que utiliza de operários para a manufatura de seus itens.

- Matéria prima são os materiais utilizados para fabricação do bem. Tendo de exemplo, observasse uma produção de pneu que utiliza de borracha como elemento essencial para seu desenvolvimento.

CUSTOS INDIRETOS

Os custos indiretos são aqueles que não estão ligado ao produto/projeto diretamente em sua fabricação, normalmente esses custos são apropriados no custo do processo de produção de maneira pré-determinada pelos administradores a fim de relacionar os gastos da entidade, abaixo descrevem-se os custos indiretos:

- Mão de obra indireta é a parte que compete aos cargos de chefia, de maneira que os mesmos não estão em contato direto com o produto, porem supervisionam a produção de vários itens não especificando o quanto do seu tempo é gasto com cada item.

- Materiais indiretos: são materiais auxiliares que são utilizados na produção do bem, contudo não está ligado diretamente com produto finalizado, por exemplo, os lubrificantes da máquina que irá produzir o bem a ser comercializado, os rateios de aluguel, luz e agua do chão de fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com