TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nalise Das Campanhas Publicitarias Da Embratur

Pesquisas Acadêmicas: Nalise Das Campanhas Publicitarias Da Embratur. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar as campanhas publicitárias da EMBRATUR, a fim de verificar quais mudanças ocorreram, e porque ocorreram, após a criação do Plano Aquarela em 2003. O estudo visa mostrar como as campanhas publicitárias colaboram para a construção da imagem de um país e como essa imagem pode ser ou não benéfica. É uma pesquisa descritiva e explicativa, pois os dados para análise foram retirados de artigos e livros. A pesquisa mostra que as campanhas publicitárias apresentadas pela EMBRATUR antes da criação do Plano Aquarela tinham como elementos de destaque a mulher brasileira, o carnaval, a cidade do Rio de Janeiro e as praias, criando a imagem de um Brasil festeiro. Após o Plano Aquarela, as campanhas passaram a apresentar um Brasil com diversos segmentos turísticos e para diferentes tipos de turistas.

Palavras chave: EMBRATUR. Campanhas Publicitárias. Plano Aquarela. Imagem do Brasil.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as campanhas publicitárias divulgadas pela EMBRATUR durante as décadas de 70, 80, 90 e campanhas produzidas após a criação do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil.

Uma campanha Publicitária é um conjunto de peças que são criadas com o objetivo de atingir um determinado público-alvo, a abordagem deve ser feita de maneira criativa e diferenciada para chamar a atenção de quem a observa.

A imagem é considerada um fator fundamental para as campanhas publicitárias no turismo, pois é ela que motivará a demanda turística potencial, a qual quando pretende conhecer um destino tomará como base a imagem turística do mesmo. Logo, uma imagem turística positiva e bem elaborada pode influenciar o desejo dos turistas em conhecer aquele local, porém, se for mal trabalhada, pode ocasionar a queda da demanda turística, e considerando a força da criação da imagem e as consequências que uma divulgação mal planejada pode acarretar é importante que se análise a forma como o Brasil é divulgado no exterior.

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo é o órgão oficial responsável pelo marketing turístico internacional do Brasil. Sendo assim, as campanhas publicitárias expostas para o público estrangeiro pelo instituto, possuem grande influência na representação do Brasil e sobre o tipo de turista que pretende atrair.

Desta forma, pretendeu-se analisar a sua divulgação e as mudanças que ocorreram nas campanhas publicitárias de marketing turístico do Brasil no exterior.

Marketing Turístico

O turismo é um produto intangível que depende muito do marketing para aproximar o produto de seu consumidor.

De modo geral, o marketing é uma forma de promover produtos e serviços. De acordo com Kotler, 1997 (apud IGNARA, 2003: 12), o marketing "é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros." Aplicado ao turismo torna-se o que é conhecido como marketing turístico.

Para Krippendorf, 1980, (apud Ito e Coutinho, 2010: 3)

"O marketing turístico é a adaptação sistemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com