TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campanha Publicitária

Trabalho Universitário: Campanha Publicitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  3.083 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

1 – Introdução.

Atualmente, com o crescente aumento do poder de compra das classes sociais, está havendo uma inversão de posições e valores adotados como parâmetros até poucos anos atrás.

As novas divisões de classes sociais que vieram acompanhadas do novo poder de compra do consumidor moderno, em nada remetem às antigas concepções de divisão tidas como termômetros da economia até então. A ascensão das classes menos favorecidas na cadeia, vem trazendo a tona um novo publico para este mercado tão competitivo.

Este comportamento pode ser notado de forma clara quando analisado o crescimento de novos mercados, como o segmento de alto luxo, tema este que vem sendo explorado ricamente pelos mais diversos segmentos de compra e venda.

Tendo em mente esta nova realidade, a pioneira Ford se prepara para o lançamento de um novo item em sua gama de produtos, a fim de atender as expectativas deste novo consumidor tão seleto.

2 – Objetivos.

O seguinte plano para estratégia de vendas tem como objetivo analisar o mercado em que o novo produto será inserido para assim poder ter melhor conhecimento na tomada de decisões acerca deste magnifico lançamento. Por meio da estratégia de vendas será possível planejar todo o ciclo de vida do novo produto, o meio social onde será inserido, seus canais de distribuição, entre outros.

3 – Planejamento.

A Ford é uma empresa tradicional que solidificou sua marca no Brasil fazendo história com seus automóveis desde a época do surgimento da produção em escala dos mesmos idealizada por Henry Ford com o modelo “Ford T” em 1906.

A empresa prevê para o ano de 2013 e crescimento de 2% no Brasil, para tanto, planeja inserir novos produtos no mercado do segmento de alto luxo a fim de capturar novos clientes em potencial, que vem surgindo com cada vez mais frequência devido ao aumento do poder de compra da população.

O caminho para o crescimento esperado não será de fácil percurso, visto que suas concorrentes Dodge e Chevrolet vêm investindo pesado na área de marketing com campanhas publicitarias ousadas e inovadoras que tem cativado o publico em massa.

4 – Análise SWOT.

 Forças / Oportunidades.

O grande trunfo da montadora Ford em relação aos consumidores brasileiros é de se tratar de uma montadora de nome consolidado, que transmite confiança e credibilidade ao comprador de seus produtos.

A marca já se encontra presente em terras tupiniquins desde 1919, quando a montadora com sede nos Estados Unidos abriu sua primeira subsidiária no país, a Ford do Brasil. Imortalizada na mente e no coração dos apaixonados por automóveis, a Ford pode considerar seu maior sucesso no país o automóvel “Corcel II”, introduzido pela montadora no ano de 1978.

O sucesso alcançado pela marca no Brasil é algo que não pode ser apagado da mente nem dos conceitos de aceitação das antigas e novas gerações de consumidores. Isto gera uma considerável oportunidade de atingir novos mercados, públicos diferenciados que vem crescendo a cada dia e movimentando de maneira significativa a economia nacional.

 Fraquezas / Ameaças.

Um ponto crítico para ser trabalhado na atual campanha da montadora, é o alto valor agregado do novo lançamento da marca, algo que pode de certa forma “engessar” o publico alvo de sua campanha, necessitando assim, de atenção especial por parte dos estrategistas em vendas para que o novo produto possa cair nas graças dos consumidores, difundindo seus conceitos e criando uma imagem agregada ao produto que seja sinônimo de status e estabilidade financeira.

As ameaças encontradas no cenário econômico atual estão representadas pelos veículos Camaro e Dodge Challenger, respectivamente produzidos pelas montadoras Chevrolet e Dodge, duas gigantes do mercado internacional e que vem ganhando espaço no mercado de alto luxo, criando campanhas publicitárias apelativas que caem no gosto das grandes massas e por consequência do público mais seleto almejado pela marca.

5 – Estratégias de Marketing.

5.1 – Objetivos e Metas.

O objetivo central da estratégia de vendas para a Ford terá seu foco concentrado no maior número de unidades vendidas do modelo em questão ao decorrer do ano de 2013, tendo como parâmetro comparativo a análise de vendas de suas rivais no mesmo segmento durante todo o ano de 2012. Com o maior número de unidades vendidas será possível então conquistar a fatia de mercado que a montadora deseja possuir, e reassumir o seu local de destaque na economia nacional e nas listas de campeões em vendas do segmento de alto luxo.

Para tornar este plano realidade, estima-se que no decorrer do ano de 2013 a Ford terá que atingir a quantia de aproximadamente 1.050 unidades vendidas no decorrer do ano de 2013, marcar esta atingida pela concorrente Chevrolet e seu pupilo Camaro, que no mês de julho de 2012 atingiu a marca de 86 unidades emplacadas no país desbancando até mesmo a alemã Audi que ficou em segundo lugar na lista do mesmo mês.

5.2 – Mercado Alvo.

O alvo da montadora para o novo produto é o cliente de nível social elevado, com padrões rigorosos e que exige qualidade e confiança por parte dos responsáveis pelo produto.

Seguindo os padrões de tradição e confiança que a montadora já tem como suas marcas registradas, nesta nova fase será implantada uma nova politica de vendas por parte de seus colaboradores em relação ao cliente final, trazendo o mesmo para mais próximo da marca e fazendo com que se sinta satisfeito e plenamente realizado com a nova aquisição, chegando até mesmo ao ponto de recomendar para amigos mais próximos e familiares que tem a intenção de adquirir um veiculo de categoria similar ao lançado.

5.3 – Posicionamento.

A montadora Ford do Brasil tem como ideal zelar pela imagem de empresa sólida que é, prezando o relacionamento de confiança já estabelecido com o consumidor brasileiro e por consequência alavancar suas vendas no segmento de veículos esportivos alto padrão.

6 – Produto.

6.1 – Características.

Desde sua primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com