TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativa Jurídica

Pesquisas Acadêmicas: Narrativa Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 2

TEORIA E PRÁTICA DA NARRATIVA JURÍDICA

Fragmento 1

Resposta: Injuntiva (quando o apelado cita que moveu ação de execução por...)

Entende que é pedido de ação para que seja movida tal ação.

Fragmento 2

Resposta: Texto descritivo (Dessa forma, mais uma vez, deve-se dizer que o panorama constitucional não deve ser tido como taxativo...)

Entende que este trecho expõem ideias.

Fragmento 3

Resposta: Texto narrativo. (Uma pessoa trafegava com sua moto em alta velocidade por uma avenida, a mais ou menos 100 km/h. Essa..)

Observa que conta historia de um personagem sendo texto narrativo.

Fragmento 4

Resposta:Texto narrativo.( Três qualificadoras foram descritas na denúncia: o motivo torpe porque os denunciados teriam agido para se divertir com a cena de um ser humano em chamas,)

Observa-se que conta fato no qual cita os personagens.

Fragmento 5

Resposta: Texto descritivo:( O Assédio moral, ou seja, a exposição prolongada e repetitiva do trabalhador a situações humilhantes e vexatórias no trabalho, atenta contra a sua dignidade e integridade psíquica ou física.)

Observa-se que existe uso de adjetivos que caracterizam e retratam a escrita.

Fragmento 6

Resposta: texto dissertativo .Observa-se que segue linguagem que expõem ideias em uma estrutura básica.

Questão 2 :

O Plenário do STF, no julgamento da ADI 3.510, declarou a constitucionalidade do art. 5º da Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005), por entender que as pesquisas com células-tronco embrionárias não violam o direito à vida ou o princípio da dignidade da pessoa humana.

Narração; dos fatos“A questão central, objeto do recurso extraordinário interposto, cinge-se à constitucionalidade (ou não) do disposto no art. 302, parágrafo único, da Lei 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), eis que passou a ser dado tratamento mais rigoroso às hipóteses de homicídio culposo causado em acidente de veículo. É inegável a existência de maior risco objetivo em decorrência da condução de veículos nas vias públicas – conforme dados estatísticos que demonstram os alarmantes números de acidentes fatais ou graves nas vias públicas e rodovias públicas – impondo-se aos motoristas maior cuidado na atividade. O princípio da isonomia não impede o tratamento diversificado das situações quando houver elemento de discrímen razoável, o que efetivamente ocorre no tema em questão. A maior freqüência de acidentes de trânsito, com vítimas fatais, ensejou a aprovação do projeto de lei, inclusive com o tratamento mais rigoroso contido no art. 302, parágrafo único, da Lei 9.503/1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com