TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: "Natureza E Identidade Da Pedagogia

Trabalho Universitário: : "Natureza E Identidade Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

Valtércia Daltro Ferraro

A partir das leituras feitas dos textos “O Surgimento da Filosofia”, “Lógica” e “Filosofia na Grécia Antiga”, percebe-se o quanto os princípios dos Fundamentos Histórico-Filosóficos auxiliam na reflexão e mudanças dentro das Organizações Educacionais.

Como se sabe, toda época tem a sua própria educação, que busca atentar às reais necessidades de cada período da história. A cada necessidade histórica, a educação vai se modificando morosamente em conflito com a educação do período anterior. Isso ocorre porque novas exigências vão sendo fixadas no cenário da vida social pelas novas conjunturas em cena.

Em se tratando sobre períodos da história que contribuíram e contribuem na organização do trabalho educacional, está a Filosofia da Grécia Antiga. Na sociedade grega, o sistema educacional era voltado apenas para os ricos, à classe elitista, semelhante ao sistema tradicional de ensino. A classe dos menos favorecidos não tinha acesso aos conhecimentos. Só aqueles que possuíam propriedades teriam direito ao saber, mesmo porque a maioria dos pobres não desprovia de tempo para estudarem, pois trabalhavam na agricultura.Vale destacar ainda que o legado deixado por esses povos possibilita a reflexão de modo geral, as verdadeiras finalidades da educação/ensino.

Retomando ainda a educação grega, nota-se que os motivos da época contribuíram para que eles pensassem e desenvolvessem uma educação que preparasse crianças para a guerra e também para governar. Não se pode negar que os gregos refletiram sobre tudo para dar essa educação às crianças e adultos. Neste sentido, é salutar abordar que tais contribuições gregas auxiliaram ao homem do século XXI refletir sobre a educação atual, gerando assim os seguintes questionamentos: o que realmente precisa ensinar e como, para que também se possa adequar e satisfazer de forma positiva as determinações da época atual.

No entanto, em meio a tantas descobertas e transformações pedagógicas surge então a filosofia. O surgimento da filosofia veio para separar definitivamente o pensamento racional do mítico, o homem passa a ter do mundo e de si próprio uma nova visão, a escrita propicia o distanciamento do vivido. Surge como problematização e discussão de uma realidade antes não questionada pelo mito. Sendo salutar, falar da importância de um dos métodos da Filosofia, a lógica, que permite ao homem avaliar a validade dos argumentos que são apresentados, contribuindo assim para desenvolver a autonomia e o espírito critico. Acrescenta-se que, tradicionalmente a lógica foi considerada um portal de acesso ao estudo da filosofia e das ciências lógicas aplicadas.

Dando prosseguimento à discussão sobre a relevância dos Fundamentos Histórico-Filosóficos na organização educacional, pode-se refletir um pouco mais o papel do professor nesse mundo contemporâneo, mediante analogia aos sofistas, primeiros professores viajantes que, por determinados preços vendiam ensinamentos práticos da Filosofia. Eles também eram intitulados de mestre do saber. Os sofistas, via educação voltada para a vida pública, para a formação do político, e do orador, definindo em maior valor a vida do homem individual.

Nesse contexto, é crucial perguntar sobre o papel do professor no cenário educacional atual, como vem atuando e o que tem sido feito para ressignificar tais práticas pedagógicas, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com