TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Navio Graneleiro

Dissertações: Navio Graneleiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 2

Os navios graneleiros são destinados ao transporte de grandes quantidades de carga a granel, como milho trigo soja, etc. E caracterizam-se por um longo convés principal em que o único destaque são os porões. (TRANSAEX, 2009) Até aos anos 50 os graneis sólidos eram transportados em navios de carga geral, em condições muito deficientes do ponto da estabilidade (designadamente no transporte de cargas como cereais e carvão que têm tendência para correr) e da descarga. Foi Ole Skaarup, fundador da companhia americana Skaarup Shipping Co., quem primeiro idealizou um graneleiro em que os porões de carga têm anteparas longitudinais inclinadas no topo para reduzir a superfície livre e no fundo para facilitar a descarga. o primeiro navio deste tipo foi o N/M Cassiopeia construído em 1955.

Os navios graneleiros sólidos são classificados segundo o porte, havendo que distinguir alguns sub-tipos especialmente desenhados para certas cargas. Classificação por porte pode ser: HANDYSIZE (15-50,000 dwt), HANDYMAX (35-50,000 dwt), PANAMAX (60-80,000 dwt) e CAPESIZE (120-170,000 DWT). Nos graneleiros especializados temos os mineraleiros, projectados especificamente para o transporte de minérios. Possuiem, normalmente, porões de carga centrais e tanques de lastro laterais que se estendem ao nível do convés até o fundo do navio. Cimenteiros, conbulkers, OBO's (Ore/Bulk/Oil) e OO's (Ore/Oil). (Navio Graneleiro, 2009?)

O termo Panamax designa os navios que têm o tamanha máximo para poderem transitar através do canal do Panamá, tamanha esse que está limitado a 275 metros de comprimento, 32,3 metros de largura e 12 metros de profundidade. O termo Capesize está relacionado com a grande largura ou profundidade de navegação exigidas por esses navios que excedem as dimensões do canal do panamá e do suez. Estes navios possuem duas rotas típicas: a primeira do oceano atlântico para o pacífico e vice-versa, contornando a América do Sul via cabo Horn; e a segunda, do Oceano Atlântico para o Oceano Índico (ou vice-versa), contornando a África via Cabo da Boa Esperança.

Outro tipo especial de graneleiros, os conbulkers, são desenhados para transportar graneis sólidos e contentores, tipicamente em viagens redondas em serviço de linha. É uma solução interessante para rotas em que o tráfego de contentores é desequilibrado, em que há forte predominância das importações ou exportações. È no Pacífico, particularmente entre os EUA e o extremo oriente, que os conbulkers têm encontrado maior sucesso.

As proporções e o arranjo interno destes navios são fortemente influenciados pelo tipo e densidade da carga que pode variar de cereais para minérios de ferro. Graneleiros dos tipos OBO e o OO são também chamados combo ou combi, navios que combinam a capacidade de transporte de graneis sólidos e líquidos - ore/bulk/oil e ore/oil, respectivamente. (Nicoletti, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com