TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Navios

Exames: Tipos De Navios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Navios

No transporte marítimo encontramos diversos tipos de navios, estes podem ser distinguidos pelo tipo de propulsão, tamanhos, formas e o tipo de carga. Existem embarcações para o transporte de pessoas, transporte de cargas e para realizar serviços como reboque ou desassoreamentos. As embarcações de recreio e de lazer utilizam ainda o vento como meio de propulsão, enquanto os navios de carga e outros navios utilizam motores de combustão interna. Em zonas de águas pouco profundas são normalmente utilizados barcos com um calado pequeno, como semi-rígidos e hovercrafts, sendo estes últimos impulsionados por grandes hélices.

Navio-Tanque

Navios tanque são utilizados para o transporte de líquidos, cereais entre outras cargas, podendo carregar desde centenas a milhares de toneladas de carga. São facilmente reconhecíveis pelos seus grandes compartimentos a bordo com grandes comportas, construídas de forma a deslizarem para os lados para facilitar a entrada da carga nos compartimentos.

Petroleiros

Os Petroleiros são também navios-tanque mas geralmente para o transporte de líquido como o crude, derivados do petróleo, gás natural, gás liquefeito, químicos, óleos, vinho. Podem transportar milhares de toneladas, embora sejam bastante importantes para a nossa indústria, são dos navios que mais problemas ambientais representam, como no caso do navio Prestige.

Navios Frigoríficos

São navios especializados em transporte de carga refrigerada, como medicamentos, alimentos entre outras cargas.

Navio porta-contentores

Os Navios porta-contentores são os que transportam a sua carga em contentores, normalmente empilhados segundo uma técnica conhecida como conteinarização. São normalmente impulsionados por grandes motores a diesel. São os navios que transportam a maioria da carga do mundo, visto que podem transportar quase todo o tipo de cargas.

Cargueiros ro-ro

São navios de carga construídos para transportar cargas móveis assim como automóveis, atrelados ou vagões ferroviários. Têm a particularidade de a sua proa ou popa serem escotilhas que podem abrir de modo que a carga entre para o convés pelos seus próprios meios.

Embarcações

As embarcações pequenas são utilizadas para transporte entre locais pouco distantes. Devido ao seu calado pouco profundo são utilizadas em locais com recifes ou com águas pouco profundas. Os navios com calados tem mais espaço na quilha podendo transportar cargas nesse espaço e conseguem uma maior estabilidade.

Cruzeiros

São navios de transporte de passageiros utilizados para viagens de lazer. É considerada uma das maiores partes da indústria do turismo, transportando milhões de passageiros cada ano e dando assim uma grande oportunidade ao comércio situado perto dos portos.

Cable layer

Dão navios de alto mar utilizados para colocar cabos submarinos debaixo de água, como fibra óptica e outros tipos utilizados para telecomunicações ou eletricidade. Podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com