TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociador Sociável Ou Superstar

Artigos Científicos: Negociador Sociável Ou Superstar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  4.405 Palavras (18 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 18

RESPONSABILIDADE SOCIAL-VILA VICENTINA

Bárbara Laís

Camila Félix

Eliene Matos

Jéssica Teixeira

Lilian Costa

Rafaela Maciel

Rogério Lopes

Sarah Monção

Wagner Cardoso Silva

RESUMO

Diante do conceito de Responsabilidade Social cada vez mais presente nas gestões empresariais e até mesmo no cotidiano dos indivíduos estabelece-se a necessidade de auxiliar a sociedade em prol do desenvolvimento. Com isso toma-se como base a “obrigação” que cada um tem em contribuir com a evolução do seu meio e se propõe a organização e a realização de um projeto social na região. O grupo pesquisador propõe e organiza o I Forró da Vila Vicentina organizado pelos mesmos, a fim de contribuir monetariamente e principalmente levar a alegria para os idosos residentes do local.

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social, sociedade, necessidade.

INTRODUÇÃO

Antes de discorrer sobre o tema responsabilidade social, é necessário que se conceitue este termo. Ter responsabilidade social resulta em agregação de valor, do compromisso que as pessoas e organizações têm com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e da pratica de ações para contribuir com a melhoria da sociedade, que nos conduz a incentivar movimentos beneficentes locais e que agreguem valores à sociedade, em consequência aumentando o valor percebido das empresas e do individuo por si só.

Diante do dever social com o cenário atual, desenvolve-se um projeto integrador multidisciplinar com o objetivo de colaborar socialmente através da realização de um evento beneficente. Tal evento se realizará em favor da terceira idade no asilo regional, onde acontecerá uma festa de forró na intenção de arrecadar fundos com vendas de comidas, bebidas e ingressos e trazer a eles uma tarde alegre, cheia de surpresas, dança, e pura diversão.

Este projeto levará valores à sociedade e incentivará a realizar outros eventos em prol do próximo, além de divulgar o local, será uma forma de levar não apenas ajuda financeira aos idosos que ali vivem, mas também a afetividade de que tanto precisam, contribuindo com a sensibilização da sociedade em ajudar e acolher os idosos.

Atualmente o tema Responsabilidade Social vem sendo abordado nos diversos campos organizacionais na intenção de interagir com a sociedade e de manter um papel que agrega preocupação e atribui valor a regionalidade.

No cenário local Setelagoano, nota-se grande procedência em valorização e progressividade das instituições filantrópicas em geral. O público por sua vez favorece e prioriza as organizações socialmente responsáveis, tendo em vista que o apoio lançado a região afeta todos os indivíduos.

Diante de tais afirmativas o grupo pesquisador visa beneficiar o Asilo Vila Vicentina na intenção de expor suas necessidades e carências para o publico, incentivando o apoio a longo prazo da sociedade e contribuindo para melhorias internas da entidade.

Realizar um Forró beneficente na Vila Vicentina para promover o entretenimento em prol da Responsabilidade Social.

• - Arrecadar doações,

• - Promover a Responsabilidade social através da participação da sociedade,

• - Desenvolver um projeto,

• - Promover o trabalho em equipe,

• -Levar informação, conhecimento, entretenimento visando agregar valor as atividades desenvolvidas pela entidade.

O projeto irá abranger um estudo sobre a responsabilidade social e promover um evento beneficente no Asilo Vila Vicentina, localizado na cidade de Sete Lagoas - MG.

A pesquisa terá uma análise qualitativa e será classificada conforme as técnicas apresentadas por Vergara (2000), que a qualifica quanto aos fins e quanto aos meios.

A pesquisa quanto aos fins é classificada como exploratória, explicativa, aplicada e intervencionista. Exploratória porque a responsabilidade social, apesar de ser um assunto muito divulgado atualmente, é de pouco conhecimento do grupo pesquisador, explicativa porque visa mostrar a importância da responsabilidade social e justificar a razão da realização do evento, aplicada porque terá o objetivo de realizar um evento para diminuir as dificuldades financeiras da Vila Vicentina, e intervencionista para arrecadar fundos e assim modificar a realidade da instituição.

Quanto aos meios, à pesquisa serão de campo, bibliográfica, ação e estudo de caso. Pesquisa de campo porque serão realizadas visitas aos idosos e uma festa beneficente na Vila Vicentina, bibliográfica porque para a fundamentação da pesquisa serão utilizados livros, revistas, jornais e internet, pesquisa-ação já que propõe intervir na realidade social e por fim estudo de caso porque será feita uma pesquisa detalhada sobre a instituição para saber sua história, problemas e realidade.

A HISTÓRIA

A Vila Vicentina foi fundada por Pedro Maciel, ele nasceu na cidade de Maravilhas em Minas Gerais em 1921, e mudou-se com seus pais para Sete Lagoas em 1930. Com apenas 22 anos fundou a “Casa para todos” com ajuda do seu primo Rubens Lanza, onde abrigava quem não tinha um lugar para morar.

Pedro dedicou boa parte de suas atividades em prol da responsabilidade social, também dirigia a Caixa Funerária Cônego Raimundo, onde ajudava no sepultamento de pessoas sem condições.

Depois ele ingressou na política com um único objetivo: ajudar aos pobres. Então em abril de 1951 apresentou um projeto na Câmara Municipal de Sete Lagoas para doação de um terreno da prefeitura á Sociedade São Vicente de Paulo, onde o mesmo era Presidente do Conselho.

Assim no dia 12 de abril de 1953 foi inaugurada a Vila Vicentina e até hoje conta com a ajuda de funcionários, colaboradores e voluntários para cuidar no momento de 63 idosos.

Esta instituição tem como foco não somente oferecer aos idosos, condições básicas para sobrevivência como alimentação e moradia. Tendo como grande objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com