TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociando acordos de paz em bellicoso

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública

Resenha do Caso – Negociando acordos de paz em bellicoso

FREDSON DA SILVA FERREIRA

201701271125

Trabalho da disciplina de Políticas de Segurança Pública

Tutor: Prof. Leonardo Mazzurana

Porto Alegre, RS

2017

  1. INTRODUÇÃO

O estudo de caso a que se refere este trabalho, diz respeito a um exercício em que é apresentado ao leitor uma situação hipotética de um país, no caso Bellicoso, que enfrenta uma grave guerra civil. Neste caso, o leitor participará como um dos atores, no caso o papel do Chefe do Partido Pró-Paz (PPP), com a finalidade de participar das negociações visando a pacificação do conflito.

  1. DADOS SOBRE A OBRA

Bellicoso é um país pequeno, que têm sido envolvidas em uma guerra civil sangrenta pelos últimos cinco anos. As causas do conflito originam-se de uma mistura de condições econômica, social e política.

Existe uma longa história de envolvimento militar ativo e pouca liberdade de expressão em Bellicoso. Após quase 40 anos de governos militares contínuos, os belicosanos tiveram eleições presidenciais elegendo o governo civil de Jose Suarez. Desde então o governo instalado foi apoiado por uma aliança dos militares, o Partido conservador Pró-Paz (PPP), e a Associação Nacional de Proprietários de Terras (ANP). O Partido de Oposição Política (POP) acusou fraude após os militares anunciarem que Suarez tinha sido eleito presidente. O governo respondeu prendendo seis líderes representativos do POP.

Existem cerca de 25.000 militares operando em Bellicoso. Os militares operam com um grande grau de autonomia do controle civil. Durante toda a guerra, os militares fizeram missões de "busca e destruição" nas áreas rurais. Isso envolveu causalidades civis pesadas e, recentemente, protestos dos grupos de direitos humanos internacionais.

Em diferentes momentos durante os cinco anos de guerra civil, os guerrilheiros, particularmente a Frente de Liberdade dos Camponeses, tem proposto negociar com o governo para o fim do conflito.

A partir disso e com base em uma enquete popular favorável a uma possível negociação de desfecho do conflito, surgiu a oportunidade de representantes do governo e oposição se reunirem, com a anuência das Nações Unidas.

Restou acordado entre as partes envolvidas na negociação, a elaboração de um cronograma, prevendo reuniões anuais, pelos próximos quatro anos, e a discussão de cinco pontos principais, a saber: um acordo de cessar-fogo, desmobilização das guerrilhas, reestruturação das Forças Armadas, proteção dos direitos humanos e eleições livre, bem como a melhoria nas condições econômicas e sociais do país.

  1. RESUMO

O foco principal é desenvolver a capacidade de negociação do leitor e convidá-lo a analisar criticamente a situação calamitosa do país em conflito, de maneira a exercitar o seu poder crítico e de análise quando diante destas questões.

Ao lermos de forma cuidadosa este artigo, é fácil perceber a grande semelhança que Bellicoso possui com muitos países latino americanos, em especial aqueles que sofreram algum tipo de revés na sua democracia, seja pela influência de governos ditatoriais ou militares, bem como pela luta armada proposta por grupos de esquerda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com