TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nelson Mandela

Artigo: Nelson Mandela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 3

Nelson Mandela foi um grande lider rebelde, o mais importante líder negro do mundo, líder do movimento contra o Apartheid, regime que adotava políticas raciais, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Ele é considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, passou três décadas na cadeia, pois era considerado um terrorista pelo governo Sul-Africano.

De família humilde, Mandela nasceu num vilarejo na região do Transkei, com sete anos tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola. Quando seu pai morreu Mandela se mudou para próximo do palácio do Regente, seguindo suas tradições da etnia Xhosa, foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury onde estudou cultura ocidental, em 1934 Mandela mudou-se para Fort Beaufort, lá se tornou bacharel em direito. Mandela se envolveu com o movimento estudantil, num boicote contra as políticas universitárias, sendo expulso da universidade. Dali foi para Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência. Continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand.

Mandela se envolveu na oposição ao regime do Apartheid – apartar - na língua africana significa "vidas separadas". Era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. Embora a maioria da população fosse constituída de negros, a segregação vinha se mantendo na África do Sul desde o século 17, época em que a região foi colonizada por ingleses e holandeses. O governo era controlado pelos brancos, que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. O termo só passou a ser usado legalmente em 1948. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942 e dois anos depois fundou, com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA. A Carta da Liberdade foi um documento fundamental da causa Apartheid , com a participação de Nelson Mandela. O texto, de divulgação proibida durante a vigência do período do Apartheid, foi elaborado em meados da década de 1950 e aprovado pelo Congresso do Povo, reunido em Kliptown, em 26 de junho de 1955.

Em 1961, Mandela se tornou comandante do braço armado do CNA, fundado por ele e outros militantes. Mandela coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para o Marrocos e Etiópia para treinamento paramilitar. Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem (o que Mandela admitiu) e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas antiapartheid em vários países.

Nelson Mandela, um grande homem, fez muito por seu país, uma grande história de batalhas, ganhador no Prêmio Nobel da Paz (1993) e além do Nobel, recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Elisabete II, e a Medalha presidencial da Liberdade do presidente estadunidense George Bush, e uma das duas únicas pessoas de origem não-indiana a receber o Bharat Ratna, a mais alta distinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com