TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nelson Mandela

Trabalho Escolar: Nelson Mandela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  839 Visualizações

Embora tenha feito parte da elaboração da Carta à Liberdade, documento que propunha políticas antirraciais, e adotasse uma postura pacifista, teve que recorrer à luta armada, quando a polícia sul-africana matou 69 negros numa revolta de manifestantes. Foi preso depois de comandar o grupo armado da ANC,com a acusação de ter participado no fomento das greves e por ter viajado de forma ilegal para outros países. Foi sentenciado à prisão perpétua em 1967. A partir disso, ficou durante 26 anos na prisão, sendo símbolo da libertação dos negros no mundo inteiro.

Mandela poderia se livrar da prisão ainda em 1985, mas recusou por não aceitar a dissolução da luta armada, o que ele incentivava como forma de combate à discriminação racial.

Finalmente, em 1990, Mandela é libertado e a ANC foi tirada da ilegalidade. Mandela já era personalidade importante, tendo ganhado o prêmio Internacional Al-Gaadddafi de Direitos Humanos, em 1989. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz.

Em 1994, foi eleito Presidente da República, na primeira eleição multirracial da história sul-africana, e ficou no poder até 1999.

Seu governo não foi isento de críticas. Mandela não conseguiu diminuir os índices de vítimas da Aids. Sua amizade com ditadores como Fidel Castro (Cuba) e Muammar al-Gaddafi (Líbia) também não foi bem vista por algumas autoridades.

Mandela Foi premiado pela Anistia Internacional, em 2006, pela sua luta em favor dos direitos humanos.

Nelson Rolihlahla Mandela, faleceu em Joanesburgo, África do Sul, no dia 5 de dezembro de 2013.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com