TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nelson Mandela

Artigos Científicos: Nelson Mandela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 6

Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela, mais conhecido por Nelson Mandela, nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvezo, região de Transkei. Famoso líder a favor dos direitos humanos e da liberdade negra, atuou como presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Foi apontado pelo governo sul-africano como terrorista e permaneceu 30 anos preso.

Foram 67 anos como advogado dos direitos humanos, o que proporcionou a Mandela, em 1993, o Prêmio Nobel da Paz. Como forma de valorizar a liberdade e a luta democrática, a ONU homenageou o ex-presidente e criou, no dia de seu aniversário, o Dia Internacional Nelson Mandela.

Nelson Mandela vem de uma família simples e morou no vilarejo de Qunu, distrito de Umtata. Aos sete anos, começou a estudar antes que toda a família. Foi quando recebeu o nome inglês Nelson. Logo em seguida, seu pai faleceu. Aos 23 anos, mudou-se para a capital Joanesburgo, onde se iniciou na política e lutou contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista de 1948.

Mudou-se para Fort Beaufort em 34 e se aproximou das corridas e do boxe. Matriculou-se no curso de direito na Universidade de Fort Hare e selou a amizade com Oliver Tambo. No primeiro ano de graduação, se envolveu com o movimento estudantil e foi expulso. Terminou a faculdade em Johanesburgo por correspondência.

Fundou a Liga Jovem do CNA (Congresso Nacional Africano) ao fazer parte da oposição ao regime do apartheid, que negava direitos políticos, sociais e econômicos aos negros, mestiços e indianos. Divulgou a carta de liberdade, um programa de defesa anti-apartheid.

Pacifista, as armas só foram usadas em 1960, quando ocorreu o massacre de Sharpeville, no qual a polícia matou 69 manifestantes negros e feriu 180. Em 61, tornou-se comandante do CNA. Foi preso em 1962, durante cinco anos, por estimular greves e viajar ilegalmente. Dois anos seguintes, foi condenado à prisão perpetua por sabotagem e por auxiliar outros países a invadirem a África do Sul, o que ele não admite.

Foram 27 anos preso no total. Sua liberdade virou tema em diversos países, que pediam sua liberdade. Em 1970 ele não quis rever sua pena. Já em 85 negou liberdade condicional, concedida caso o líder não incentivasse a luta armada. Mandela foi solto em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos, durante campanha do CNA e ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. Mandela e Frederik receberam em 1003 o Prêmio Nobel da Paz.

Ganhou notoriedade e respeito ao assumir a presidência do CNA em 1991 até 97. Em 1994 consagrou-se como primeiro presidente negro da África do Sul, e permaneceu no posto até 1999. Como ex-presidente, participou de causas sociais e de direitos humanos.

Mandela teve três mulheres. Evelyn Ntoko Mase foi sua primeira esposa. Eles se separaram, após 13 anos de união, em 1957. Depois, a eleita foi Winnie Madikizela, com quem rompeu em 1997. Graça Machel foi sua última mulher. Ela era viúva do ex-presidente Samora Machel.

Tamanho sucesso, Mandela foi retratado em alguns longa-metragens, entre eles estão os filmes “Invictus”, de 2009, e “Goodbye Bafana”, de 2007.

Aos 85 anos retirou-se da vida política. A única execeção foi em seu compromisso de luta conta a AIDS.

No início de 2011 a saúde do líder contra o apartheid começou a preocupar, devido a uma infecção respiratória. Desde a enfermidade, ele não fez mais nenhuma aparição pública.

Acredita-se que em breve cédulas com sua efígie ganharão circulação até o término de 2012 em seu país, onde recebe homenagens constantes, como nomes de ruas e souvenires para turistas.

Poste Frases de Nelson Mandela

“Considero isso como um dever que tinha, não apenas com meu povo, mas também com minha profissão, praticar a lei e a justiça para toda a humanidade, gritar contra esta discriminação que é essencialmente injusto e oposto a toda a base de atitude através da justiça que integra a tradição do treinamento legal neste país. Eu acreditei que ao me opor contra esta injustiça eu deteria a dignidade do que seria uma profissão honrada.”

“Todos nos sentimos no topo do mundo. Essa foi a justificativa para os sacrifícios que têm sido feitos por nosso povo desde a chegada dos brancos neste país em 1652.”

“Como podem esperar que eu acredite que esta mesma discriminação racial que tem sido a causa de tanta injustiça e sofrimento através dos anos, agora operaria aqui para me dar uma chance leal e aberta?”

“Não há nada como a liberdade.”

“Se os Estados Unidos da América e a Inglaterra estão tendo eleições, eles não pedem observadores da África ou da Ásia. Mas quando temos eleições, eles querem observadores.”

“Seja qual for o castigo que sua crença considera justo para me impor pelo crime pelo qual fui condenado ante esta corte, tenha certeza de que quando minha sentença for completada, ainda serei compelido pelo o que os homens sempre são; pela consciência.”

“A beleza curiosa da música africana é que ela anima mesmo quando nos conta uma história triste. Você pode ser pobre, pode ter apenas uma casa desmantelada, pode ter perdido o emprego, mas essa canção lhe dá esperança. A música africana é sempre sobre as aspirações do povo africano.”

“Eu odeio o racismo, pois o considero uma coisa selvagem, venha ele de um negro ou de um branco.”

“Somente homens livres podem negociar; prisioneiros não podem fazer acordos. Sua liberdade e a minha não podem ser separadas.”

“Nunca, nunca e nunca de novo esta bela terra experimentará de novo a opressão de um sobre o outro.”

“Cultivo minha própria liberdade carinhosamente, mas cuido ainda mais da nossa liberdade. Tantos têm morrido desde que deixei a prisão. Tantos têm sofrido pelo amor à liberdade. Devo isso às suas viúvas, aos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com