TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoplasia

Projeto de pesquisa: Neoplasia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Em nosso organismo, ocorre o crescimento celular controlado e não controlado. Tendo como exemplo de crescimento controlado a hiperplasia, a metaplasia e a displasia, enquanto que as neoplasias são as formas de crescimento não controladas e são mais conhecidas e denominadas de "tumores". Porem a palavra tumor em latim é inchaço, um dos sinais cardinais de inflamação, podendo ser qualquer forma de inchaço, neoplástico ou não.

Porque a neoplasia inclui doenças muito diferentes, é difícil encontrar uma definição abrangente, então a definição mais aceita atualmente é que a neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro.

Várias classificações foram propostas para as neoplasias De acordo com o comportamento biológico os tumores podem ser divididos em benignos, limítrofes e malignos, sendo o termo “câncer” utilizado para os crescimentos malignos. Essa classificação leva em consideração dois aspectos básicos para diferencia-los, o comportamento biológico e a histogênese.

Um dos pontos mais importantes no estudo das neoplasias é estabelecer os critérios de diferenciação entre cada uma destas lesões, o que pode ser difícil dependendo do caso.

SUMÁRIO

1 NEOPLASIA BENIGNA 5

2 NEOPLASIA MALIGNA 6

3 CÂNCER 7

4 CÂNCER NA FISIOTERAPIA 8

5 REFERENCIAS 9

1 NEOPLASIA BENIGNA

As células dos tumores benignos são semelhantes às de origem e seus núcleos não estão alterados, sendo assim a célula neoplásica é indistinguível da normal. Só que, por sua vez, possuem padrões tecidual diferente. Eles podem apresentar mais de uma linhagem celular.

As células neoplásicas benignas tem como características o crescimento lento de forma expansiva e não apresenta metástases. Eles costumam desenvolver um envoltório de tecido conjuntivo chamado cápsula que os separa o tecido normal do hospedeiro.

Os neoplasmas benignos recebem a denominação através da célula em que se deu a origem do tumor mais o sufixo "oma". Por exemplo: rabdomio (células musculares esqueléticas), rabdomioma; ou tumor benigno de células musculares esqueléticas.

Tumores benignos glandulares secretam, e existe tendência a que a secreção se acumule, pois, embora a arquitetura do tumor seja semelhante à do tecido original, nem sempre os tumores são providos de ductos excretores eficientes.

Algumas vezes os tumores benignos podem trazer uma queda na qualidade de vida e desconforto. Pelo fato de que os tumor benignos são locais, ele geralmente não causa muitas complicações, dependendo do local onde se encontra. Na maioria dos casos esses tumores podem ser totalmente removidos por meio de cirurgia.

Após a sua retirada não ocorre a chance dele voltar a crescer, isso é uma característica típica dos tumores malignos, por isso esse tipo de tumor é mais fácil de se tratar.

2 NEOPLASIA MALIGNA

Em relação ao crescimento os tumores malignos, tem o crescimento rápido, desordenado e destrutivo. Pode se observar que, pela rapidez e desorganização do crescimento e pelo alto índice de duplicação celular, eles apresentam uma desproporção entre o parênquima tumoral e o estroma vascularizado. Isto acarreta áreas de necrose ou hemorragia, de grau variável com a velocidade do crescimento e a "idade" tumorais. Nesse tipo de tumor também há a presença de mitose em grande número e atípicas.

As células malignas, pouco diferenciadas, têm esta propriedade, o que permite o diagnóstico e o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer. As duas propriedades principais das neoplasias malignas são: a capacidade invasivo-destrutiva local e a produção de metástases. Por definição, a metástase constitui o crescimento neoplásico à distância, sem continuidade e sem dependência do foco primário.

Os tumores malignos, apesar da sua grande variedade apresentam um comportamento biológico semelhante, que consiste em crescimento, invasão local, destruição dos órgãos vizinhos, disseminação regional e sistêmica. O tempo gasto nestas fases depende tanto do ritmo de crescimento tumoral como de fatores constitucionais do hospedeiro.

Existem apenas três formas se tratar o câncer, elas são a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia. Elas são usadas em conjunto no tratamento das neoplasias malignas, variando apenas quanto a importância de cada uma e a ordem de sua indicação.

Atualmente, poucas são as neoplasias malignas tratadas com apenas uma modalidade terapêutica. As medidas terapêuticas normalmente vem após a realização da cirurgia.

3 CÂNCER

Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal.

A formação do câncer pode ser induzida por fatores internos ou externos. A menor parte dos casos é relacionada a hereditariedade, que tornam o organismo incapaz de se defender de uma ameaça. Fatores externos que são mais comum de levar a pessoa a ter o câncer.

O processo do desenvolvimento do câncer, ocorre lentamente. E a pessoa só percebe os sintomas quando já está em um estágio bem avançado.

Ele pode ocorrer em qualquer tecido do corpo. E esses tipos de câncer são agrupados em categorias:

• Os carcinomas são tumores malignos que se originam nas células epiteliais ou glandulares com forte tendência de se espalhar. São os mais comuns entre todos os tipos, compreendendo o câncer de mama, de pulmão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com