TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nesta ATPS

Resenha: Nesta ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta ATPS vamos apresentar a importância da atividade lúdica desenvolvida através de jogos, das representações simbólicas, do brinquedo e da brincadeira. Essa fase é fundamental para o desenvolvimento, pois a criança experimenta, descobre, inventa e exercita a sua imaginação, a linguagem , o raciocínio lógico e cria relações sociais no cotidiano escolar. A ludicidade na educação é utilizada como recurso pedagógico na construção do conhecimento, do diálogo, da autonomia e da criticidade.A imagem demonstra o equilíbrio da criança, de deixar a roda em uma linha reta e passando um para outro de forma adequada aqui todos participam da brincadeira.

Nas brincadeiras são de cinco participando cada então em cada roda vai mais cinco.

Aqui as crianças cantam se (eu fosse um peixinho) todas as crianças brincam e se diverte muito através da brincadeira vê a espontaneamente sua satisfação de brincar e interagir com os demais coleguinhas.

Conclusão podemos ver que as crianças através das brincadeiras podem desenvolver suas habilidades e resolver problemas, aquelas que são muito tímidas se torna mais solta de trabalhar e participam todas como muito prazer.

Atualmente as crianças possuem muitas atividades extracurriculares como: aulas de idiomas, esportes, atividades culturais e sociais, elas passam pouco tempo em casa e com a falta de espaço e o consumismo atual as brincadeiras preferidas passaram a ser os vídeos games, computadores e a televisão.

Essas atividades muitas vezes estão presentes para substituir a presença dos pais que trabalham muito e chegam em casa cansados e muitas vezes sem paciência para brincarem com os seus filhos.Publico - alvo: 5º ano do ensino fundamental I - 10 anos.

Perfil da turma:  Agitados. A turma não consegue se concentrar por muito tempo em algumas atividades principalmente matemática.

tema: Batalha do dobro ou metade.

Justificativa:  A turma não consegue se concentrar por muito tempo em algumas atividades principalmente matemática.

Objetivo: Verificar a compreensão matemática das crianças e as possibilidades de cálculo mental que elas apresentam, para traçar um plano mais efetivo de estudos.

Conteúdos: Tabuada do 2 , números pares e impares.

Através da realização desse trabalho pudemos perceber que desde sua criação até hoje, as atividades lúdicas favorecem a interação na pedagogia. E com a presença do brinquedo, essa atividade se tornou estimulante para um desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança.

As crianças adoram atividades manuais, principalmente se depois der para brincar com o que foi construído por elas. A brincadeira é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. 

RAU, Maria C. T. D. A ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2011.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.

http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brinca8.htm>. Acesso em: 06

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com