TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurogênese e Exercícios Físico.

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Neurogênese e Exercícios Físico.

Primeiramente vamos começar entendendo o que é Neurogênese.

Neurogênese é o processo de formação de novos neurônios, ou seja, nascimento de novas células nervosa.

Neuro: Nervos

Gênese: Formação

Antigamente acreditava-se que a neurogênese ocorria apenas durante o desenvolvimento embrionário e que o sistema nervoso central adulto era estático, sem capacidade de regeneração. Porém estudos feitos recentemente, em mamíferos de porte pequeno, afirma que a neurogênese, se estimulada ocorre continuamente durante a vida, até mesmo em idosos. Com isso paramos para pensar, se temos formações de novos neurônios, podemos afirmar que se pode evitar as doenças Neurodegenerativas?!

Embora as funções da neurogênese não sejam completamente conhecida, por outro lado, fatores como um ambiente rico em estímulos, dieta restritiva, medicamentos anti-depressivos, atividade cerebral e EXERCÌCIOS FÌSICO estimulam as células tronco neurais a produzirem novos neurônios e assim prevenir ou controlar o envelhecimento. Como assim Exercícios Físico estimulam a Neurogênese?! Vamos entender.

Sim, todos nós sabemos que exercícios físico, são fundamentais para a nossa saúde, com os exercícios, novos neurônios são continuamente gerados na zona subgranular do giro denteado e na zona subventricular dos ventrículos laterais do encéfalo adulto. A atividade física voluntária (espontânea) estimula a neurogênese . Esse estímulo também é conhecido por melhorar o desempenho de tarefas dependentes do hipocampo, com os estímulos á formação de novos neurônios, com isso temos melhor fonte de memórias, fácil aprendizado, indicando-se que ajuda na prevenção de doenças degenerativas, como Mal de Parkinson e Alzheimer.

Embora muitos avanços tenham sido alcançados na compreensão do funcionamento das células tronco do sistema nervoso e sua relação com o envelhecimento, ainda há muito que ser aprendido antes que terapias de rejuvenescimento possam ser desenvolvidas e aplicadas. Enquanto isso, a adesão aos princípios básicos de vida saudável (comer com moderação, estar fisiológica e mentalmente ativo e evitar estresse físico) constitui o meio mais efetivo de rejuvenescimento e longevidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com