TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas De Segurança, Equipamentos básicos E Vidrarias

Trabalho Universitário: Normas De Segurança, Equipamentos básicos E Vidrarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  1.769 Visualizações

Página 1 de 5

Nome:

Pratica Numero 01

Normas de segurança, equipamentos básicos e vidrarias

01 de setembro de 2014, Gama DF

Introdução:

Segurança e equipamentos:

Dentro de um laboratório é de suma importância ter o conhecimento de segurança assim como das vidrarias e equipamentos que ira utilizar para que possamos evitar acidentes e uso inadequado de certo equipamento.

Muitas das normas de segurança são padrões nos vários tipos de laboratórios. Ao entrar no laboratório deve-se sempre estar usando jaleco branco de comprimento ate os joelhos, mangas compridas e de preferência, tecido de algodão (outros tecidos podem grudar na pela em casos de um incêndio no jaleco por exemplo), usar calças compridas e sapatos fechados. Em alguns casos, sempre que for necessário deve-se usar também em óculos de proteção, luvas adequadas e mascara de gás. Lavar as mãos com frequência também é um habito de segurança assim como manter cabelo comprido preso e proteger possíveis feridas expostas, não comer ou beber dentro do laboratório para evitar contamino do alimento, não usar aparelhos elétricos com as mãos úmidas, não colocar objetos desnecessários em cima da bancada de trabalho, evitar lentes de contato e não fumar dentro do laboratório. Essas são medidas que podem evitar vários acidentes dentro de um laboratório alem de protege-lo. Também é vital saber a localização da caixa de primeiros socorros e de extintores de incêndio assim como saber o uso de cada um.

É importante que saiba também reconhecer os vários símbolos de avisos (imagens abaixo) para saber o modo de agir em determinada areá ou situação como por exemplo símbolos de risco biológico, risco elétrico ou toxico. Devemos evitar também brincadeiras fora de hora e tudo que nos possa fazer perder a concentração. O habito de ler rótulos e fazer pesquisas sobre suas praticas no laboratório, manter frascos fechados, verificar os materiais, equipamentos e aparelhos se estão em perfeita ordem, fazer um planejamento cuidadoso do experimento também são hábitos que podem ajuda-lo a evitar e prevenir acidentes ou a se manter sobre controle de como agir em caso de um.

Símbolos de sinalização:

Inflamável

Radioatividade

Líquido corrosivo

Possibilidade de choque elétrico

Risco Biologico

Risco de explosão

Substância venenosa

Uso obrigatório de luvas

Lave as mãos

Kit de primeiros socorros

Em caso de acidentes é importante que chamem o professor ou responsável, manter a calma e agir de forma ágil, caso haja contaminação na pele ou nos olhos utilizar o chuveiro dentro do laboratório e nunca trabalhe sozinho.

Vidrarias:

Dentro do laboratório há uma imensa quantidade de aparelhos e vidrarias que devemos aprender sobre seus nomes e para que serve cada um, assim evitando acidentes e uso desnecessário dos mesmos.

É preciso saber como limpar cada aparelho e monta-los de forma correta já que cada vidraria tem seu próprio uso e montagem já determinados para certas situações diferentes, dessa forma evita possíveis estragos e prejuízos além de usos inadequados para cada um.

Objetivos:

Conhecer normas de segurança e equipamentos dentro do laboratório para evitar acidentes, conhecer também as vidrarias e aparelhos para que possamos usa-los de forma correta e adequada em cada experimento.

Materiais e Reagentes:

Não houve materiais ou reagentes.

Procedimento experimental:

Não houve procedimento experimental.

Resultado e discursão:

1 - Por que não se deve usar água para apagar um incêndio em óleo?

2 - Qual seria o procedimento correto?

Nesses casos o procedimento correto é usar um pano úmido ou extintores de gás liquefeito para conter o fogo.

3 - Qual o procedimento adotado em caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com