TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas E Procedimentos Laboratorios E Vidraria

Trabalho Universitário: Normas E Procedimentos Laboratorios E Vidraria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

Matéria: QUIMICA

Avaliação: RELATORIO SOBRE SEGURANCA EM LABORATORIO E VIDRARIA

Aluno: 201301484911– HEYTOR ALBERTO VALENTE MOORE

INTRODUÇÃO

Laboratórios de química são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Acidentes em laboratórios ocorrem frequentemente por falta de conhecimento e aplicação das normas de segurança. Todo aquele que utiliza o laboratório deve ter responsabilidade no que diz respeito a ele e as pessoas que trabalham ou estudam ao seu redor. O usuário de laboratório deve, portanto, adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica durante o período de trabalho. Deve, particularmente, concentrar-se e observar atentamente o que acontece durante toda sua permanência no laboratório.

Regras Básicas de Segurança

01. Use os óculos protetores de olhos, sempre que estiver no laboratório.

02. Use sempre guarda-pó, de algodão com mangas compridas.

03. Aprenda a usar extintor antes que o incêndio aconteça.

04. Não fume, não coma ou beba no laboratório.

05. Evite trabalhar sozinho, e fora das horas de trabalho convencionais.

06. Não jogue material insolúvel nas pias (sílica, carvão ativo, etc). Use um frasco de resíduo apropriado.

07. Não jogue resíduos de solventes nas pias. Resíduos de reações devem ser antes inativados, depois armazenados em frascos adequados.

08. Em caso de acidente, mantenha a calma, desligue os aparelhos próximos, inicie o combate ao fogo, isole os inflamáveis, chame os

Bombeiros.

09. Não entre em locais de acidentes sem uma máscara contra gases.

10. Ao sair do laboratório, o último desliga tudo, e verificando se tudo está em ordem.

11. Trabalhando com reações perigosas, explosivas, tóxicas, ou cuja periculosidade você não está bem certo, use a capela, o protetor acrílico (Shield), e tenha um extintor por perto.

12. Nunca jogue no lixo restos de reações.

13. Realize os trabalhos dentro de capelas ou locais bem ventilados.

14. Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procure o médico indicando o produto utilizado.

15. Se atingir os olhos, abrir bem as pálpebras e lavar com bastante água. Atingindo outras partes do corpo, retirar a roupa impregnada e lavar a pele com bastante água.

Regras Básicas em Caso de Incêndio no laboratório.

01. Mantenha a calma.

02. Comece o combate imediatamente com os extintores de CO2 (gás carbônico). Afaste os inflamáveis de perto.

03. Caso o fogo fuja ao seu controle, evacue o local imediatamente.

04. Ligue o alarme que fica no corredor (uma pequena caixa vermelha), quebrando o vidro para aciona-lo.

05. Evacue o prédio.

06. Desligue a chave geral de eletricidade.

07. Vá até o telefone direto, na secretaria ou use o orelhão na entrada do prédio. - Bombeiro 193. (Informe que este é um laboratório químico e que não vão poder usar água para combater incêndio em substância química. Solicite um caminhão com CO2 ou pó químico.)

Normas de Segurança nos Laboratórios

01. Todo experimento dentro ou fora do expediente, que não tiver o acompanhamento do interessado, deverá ter uma ficha ao lado, com nome, horário de experimentação, reagentes envolvidos e medidas a serem adotadas em casos de acidentes.

02. Todo experimento que envolver certo grau de periculosidade exigirá a obrigatoriedade de utilização de indumentária adequada (luvas, óculos, máscaras, pinças, aventais, extintores de incêndio, Shield).

03. Cada laboratório ou sala de experimento deverá possuir os seguintes equipamentos (óculos de segurança, máscara contra gases, saco de areia de 5 kg, um cobertor e um chuveiro em funcionamento normal e caixas de primeiros socorros).

04. A utilização de qualquer material que venha a prejudicar ou colocar em perigo a vida, ou a saúde dos usuários do ambiente, ou que causem incomodo, deverá ser discutida ou comunicada ao responsável do laboratório, o qual sugerirá e/ou autorizará o evento sob certas condições como avisos, precauções, horário que deve ser feito, etc.

05. A quantidade de reagentes (inflamáveis, corrosivos, explosivos) armazenados em cada laboratório deverá ser limitada a critério dos professores doutores responsáveis pelo laboratório.

06. Certos torpedos de gases, como CO e H2 não podem permanecer internamente nos laboratórios, quando não estiverem sendo usados. Os demais cilindros quando em uso ou mesmo estocados devem estar sempre preso à paredes ou bancadas.

07. Durante as atividades didáticas não será permitido a professor, aluno e funcionário a permanência em laboratório durante a aula prática sem o uso de guarda-pó, trajando bermuda, ou shorts, sem sapatos e meias.

08. Cada bancada de laboratório poderá conter um número máximo de alunos, fixado pelo chefe do departamento, o qual deverá ser obedecido pela comissão de horário.

09. As aulas práticas deverão ter o acompanhamento contínuo do professor durante todo o seu desenvolvimento.

Cuidados

A - Fogo

01. Quando o fogo irromper em um béquer ou balão de reação, basta tapar o frasco com uma rolha, toalha ou vidro de relógio, de modo a impedir a entrada de ar.

02. Quando o fogo atingir a roupa de uma pessoa algumas técnicas são possíveis:

a) levá-la para debaixo do chuveiro;

b) há uma tendência da pessoa correr, aumentando a combustão, neste caso, deve derrubá-la e rolá-la no chão até o fogo ser exterminado;

c) melhor no entanto é embrulhá-lo rapidamente em um cobertor para este fim;

d)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com