TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nove Segredos Da Família Feliz

Monografias: Nove Segredos Da Família Feliz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

9 segredos da família feliz

É em casa, na prática, que aprendemos a respeitar, colaborar, perdoar... Saiba o que fazer para incorporar e praticar esses princípios no dia a dia

Publicado em 05/04/2013

Reportagem: Mariana Viktor / Edição: MdeMulher

"A atitude consciente é a chave da harmonia”, diz a psicóloga Heloísa Schauff

Foto: Getty Images

Qual é a receita da família feliz? Aquelas em que o entendimento, o respeito e a colaboração superam de longe os momentos de conflito? "A atitude consciente é a chave da harmonia”, afirma a psicóloga Heloísa Schauff, de São Paulo. "Em todo os lares há momentos de irritação e discordância. O que faz toda diferença é a forma com que os familiares agem diante dessas crises", explica ela. A seguir, listamos os nove segredos fundamentais que funcionam como gatilhos para criar e preservar a harmonia familiar. Que tal experimentar?

1. Lazer

"Uma das características da família feliz é curtir juntos, aproveitando programas gostosos para conviver", lembra Heloísa. Jogos de desafios, tabuleiro ou de cartas, cinema ou um filmezinho em casa, jantar temático, acampamentos, sarau literário, passeio a cavalo, sair para dançar, karaokê ou mesmo aquela viagem curtinha para a casa dos avós. Anotem as preferências de cada um, conversem sobre os programas e combinem de fazer uma vez por mês, incluindo vovô, vovó e parentes mais próximos - é mais divertido! Esses agitos familiares favorecem horas descontraídas, recarregam as baterias, fortalecem os vínculos familiares e ainda rendem um bom álbum de fotos!

2. Disponibilidade

Quando estamos em sintonia com nossos familiares, sentimos necessidade de algumas atitudes, como pequenas gentilezas que significam muito no dia a dia: deixar um bilhetinho de "boa prova" ou "boa reunião", perceber quando a pessoa prefere ficar na dela ou precisa de um abraço. É fingir que está dando um "trato" no couro cabeludo só para fazer um cafuné. É sorrir, dizer uma palavra de incentivo, fazer um mimo, uma surpresa, mostrar que há vontade de estar junto. Mas a maior surpresa de todas é descobrir que, ao fazer isso sem esperar nada em troca, a gente sente o calorzinho desse afeto esquentando nosso peito, o que é muito gostoso e contagiante!

3. Diálogo

"É na família que aprendemos a colaborar, a competir, a ganhar e a perder. Esse aprendizado pode gerar traumas, rixas, violência, ou nos tornar mais fortes e confiantes - vai depender da solidariedade familiar", avalia a mestre em psicologia clínica e terapeuta familiar Valéria Meirelles, de São Paulo. O segredo é um só: se colocar no lugar da pessoa, principalmente nos momentos de tensão, e dar força, estímulo e apoio. Isso não significa fazer pelo outro, mas dar espaço para que cada um seja ouvido e levado em conta. Conversar pode trazer grandes lições.

4. Respeito

"Sem regrinhas básicas de convívio, cada um leva em conta apenas a própria vontade, abrindo espaço para desrespeito e brigas", avisa Heloísa. O filhão vai ouvir música alta quando a irmã estiver estudando, a televisão e o computador serão disputados no tapa, a louça suja sobrará de novo para a mamãe e todos terminarão o dia nocauteados pelo stress. Uma boa dica é fazer uma lista de tarefas e reunir a família para negociar. O que é bom para todos não é chato para ninguém.

5. Amizade

"Quando a convivência em casa é gostosa, receber os amigos dos familiares traz muitas vantagens", diz Heloísa. São formados novos vínculos de amizade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com