TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Materiais

Pesquisas Acadêmicas: Novos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução dos materiais

Com o constante crescimento populacional, cada dia mais e necessário novos recursos e materiais para suprir tal demanda. Esta produção e evolução de materiais em bens acabados constitui uma das mais importantes atividades de uma economia moderna.

A maioria dos materiais de engenharia é classificada em três classes principais: materiais metálicos, matérias poliméricos (plásticos) e materiais cerâmicos.

Pesquisas são realizadas, no sentido de aproveitar materiais antes descartados, visando redução de custo, e qualidade da habitação. São materiais alternativos que são constantemente usados, como o reaproveitamento de fibras vegetais, reciclagem de cinzas de termoelétricas em blocos e concretos, aproveitamento da madeira de reflorestamento e do entulho da própria construção.

Outra descoberta foi a sobras de sisal viram reforço de fibrocimento. Foi desenvolvido uma técnica para a obtenção de fibras a partir da sobra rejeitada de sinal que pode gerar renda e aprimorar a cadeia produtiva da planta. Esse fibrocimento pode entrar na fabricação de telhas, divisórias e suportes de ar condicionado, caixa d´agua e demais estruturas que atualmente utilizam outros tipos de fibras.

Pesquisas demostraram as vantagens e resistências de elementos estruturais feitos com madeira laminada colada, e concreto armado. Produz uma menos deformação do que em vigas constituídas somente com madeiras e que podem ser utilizadas em grandes vãos e em edificações com grande nível de carga. O reforço com fibra de vidro aumenta ainda mais a resistência do sistema, e diminuem o nível de tensão encontrado nas laminas permitindo assim, o melhor aproveitamento da madeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com