TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Produtos

Trabalho Escolar: Novos Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O mercado internacional de sabão em pó certamente não é aquele que gera maior êxtase quando um profissional de comunicação se propõe a fazer a estratégia do mesmo. Mas sem dúvida é um dos mercados mais competitivos atualmente e com uma capacidade variada na hora da verificação de um posicionamento do produto, devido ao fato, que vivemos em uma época em que a velocidade de ações de uma pessoa durante o seu dia é altíssima, gerando assim necessidades diferentes mesmo em produtos que possam parecer uma commodity, como sabão em pó.

A comunicação publicitária se insere neste contexto a fim de demonstrar ao consumidor que atributos de determinado produto podem diferenciá-lo dos concorrentes. Já a publicidade é um objeto de análise da semiótica desde os anos 60 quando Roland Barthes usou pela primeira vez um anúncio impresso como corpus de uma análise e publicou em 1964 o artigo “Retórico da imagem”. Barthes foi o primeiro autor a propor uma análise estrutural da imagem publicitária utilizando conceitos de denotação e conotação. (SANTARELLI, 2006)

Na década de 70 os estudos partem para o estudo da retórica da imagem publicitária, neste contexto que se constrói um inventário de figuras de retóricas em enormes anúncios publicitários. Seu estudo não se apega à tradição lingüística e apenas vê a imagem publicitária dos anúncios que recolhe como representante do referente, sem levar em conta a possibilidade de um curso de duas vias do significado.

“Jean Marie Floch é reconhecidamente o intelectual que mais contribuiu para o uso da pesquisa semiótica nas áreas de marketing e comunicações, estabelece uma tipologia dos modos de valorização criados pela publicidade” ( SANTARELLI, 2006). Esses tipos de valorização, identificados pelo autor, foram obtidos a partir da semiótica narrativa que opõe os valores de base aos valores de uso. Em uma narrativa sempre podemos identificar os valores que servem de inspiração e dão sentido à narrativa. São os valores de base que estão no nível fundamental da narração, como na mensagem publicitária em que o grupo tentará seguir os propostos pela bibliografia uma linha para a produção da mensagem publicitária.

Objetivo

Desenvolver uma propaganda que comunique de forma eficaz o novo produto desenvolvido pela pesquisa. Esta propaganda deverá focar no público-alvo determinado e ter um grau de conscientização, aceitação e memorização que possibilite o sucesso da adoção ao novo produto.

Metodologia

A. Pesquisa exploratória do mercado sabão em pó

Com o intuito de levantar informações do segmento e avaliar sua atratividade, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório no setor de sabão em pó no Brasil.

B. Entrevista em Profundidade

Foram realizadas 16 entrevistas em profundidade com o objetivo de obter insights e informações relevantes sobre o mercado de sabão em pó, além das preferências, comportamento e atitudes dos participantes em relação aos produtos presentes no mercado.

1. Fase 1: Análise da situação:

1.1. Demanda

Atualmente uma competição mais acirrada levou a uma migração para marcas mais baratas de sabão em pó.

Lançar um produto de limpeza não é exatamente uma tarefa difícil. Um líquido colorido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com