TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Básicas De Contabilidade

Casos: Noções Básicas De Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

NOÇÕES BÁSICAS DA CONTABILIDADE E SEUS

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS

O contador é um profissional essencial, pois seu campo de atuação tornou-se muito vasto, por isso há a necessidade do domínio de outras ciências, ou ao menos, algumas noções básicas, o contador deve dominar a matemática, ter boas noções de economia, administração e principalmente, legislação fiscal e tributária, para mediante as informações, fazer análise e interpretação dos fatos, assim ele é capaz de orientar, apresentar soluções necessárias à tomada de decisão.

A matemática é uma ferramenta na qual o contador deve dominar muito bem, a partir do conhecimento matemático que se é capaz de captar, analisar e registrar, situação financeira, econômica, estatística e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios, para assim gerar informações amplas e suficientes para a avaliação e situação das mutações sofridas, permitindo assim a realização de interferências sobre o seu futuro.

Figueiredo e Moura (2001) afirmam:

A ciência contábil, vista como um sistema de informação para apoio a decisão, é, efetivamente, forte base conceitual dessa tendência de utilização de modelos quantitativos para otimização da informação oferecida. Assim, o conhecimento e a utilização dos instrumentos estatístico e matemático pelos profissionais de Contabilidade não poderá deixar de ser item importante em seus currículos neste milênio.

No ambiente organizacional atual, globalizado, dinâmico e instável, os fatores econômicos, políticos, tecnológicos e sociais afetam rápido e intensamente a administração das organizações, sendo que, quanto maior o porte da organização as influências tornam-se mais preponderantes na definição do seu destino.

Com o avanço da tecnologia, os processos tornaram-se mais complexos e interdependentes. A intenção, numa análise estratégica sobre o ambiente externo, é descobrir como as variáveis ambientais podem mudar e influenciar os resultados em seu empreendimento. Segundo Almeida (2001), segue a classificação ambiental com seus segmentos, principais variáveis, características e principalmente as técnicas mais utilizadas para previsão.

05

CLASSIFICAÇÃO AMBIENTAL:

SEGMENTO AMBIENTAL

VARIÁVEIS AMBIENTAIS

CARACTERÍSTICAS

TÉCNICAS DE ANÁLISE

Macroambiente Clima São variáveis decorrentes do poder político: inflação, PIB, legislação. Previsão de curtíssimo prazo ou uma tendência a longo prazo. Opinião de Experts

Macroambiente Solo São variáveis da popula-ção: crescimento por re-gião, renda, sexo, idade. Previsão, normalmente, é precisa. Extrapolação de tendências

Previsões exponenciais

Ambiente Operacional São variáveis decorrentes das operações: clientes concorrentes,fornecedores. As previsões procuram identificar as relações operacionais no futuro.

Cenários / Simulação de modelos / Modelos causais / Análise de impactos / Análise morfológica

Ambiente Interno São variáveis relativas aos valores e aspirações das pessoas relevantes da organização. Os valores e aspirações das pessoas são dificilmente alterados. As organizações agrupam pessoas com valores semelhantes. Análise da cultura organizacional

Vale destacar a importância das principais variáveis ambientais que influenciam o destino das organizações. No entanto, considera-se fundamental o monitoramento das mesmas por seus gestores, para o sucesso na implementação das estratégias, pois se houver uma análise antecipada, podem-se tomar medidas corretivas e realinhamento estratégicos.

ASPECTOS JURÍDICOS EMPRESARIAIS: PESSOAS JURÍDICAS E O INCAPAZ.

Podemos conceituar empresa como um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens, ou serviços com o objetivo de atender algumas necessidades humanas. As empresas de titularidade do poder público têm a finalidade de obter rentabilidade social.

De acordo com o Novo Código Civil Brasileiro, Lei nº 10.406/02, poderá exercer licitamente a atividade empresarial o ente civilmente capaz, que não estiver legalmente impedido para o exercício da atividade empresarial. Requisitos para a existência da pessoa jurídica é a organização de pessoas ou bens, a licitude de propósitos e capacidade reconhecida por norma. Sua existência legal (personalidade), ou seja, sua criação e extinção ocorrem pela lei.

06

O Novo Código Civil, que vigora desde janeiro de 2003, diz que são considerados impedidos ou incapazes, o menor de 18 anos, os loucos, os amentais, pessoas incapazes de compreender a real significação de seus atos e respectivas consequências, seja por sua idade ou por sua mente.

A emancipação representa o mecanismo jurídico apto a atribuir autorização para as pessoas classificadas como incapazes, através desta, as pessoas se tornam capazes para quase todos os atos jurídicos, inclusive os atos empresarias.

CONTABILIDADE NAS EMPRESAS – PATRIMÔNIO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

O patrimônio é o conjunto de bens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com