TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Orçamento público

Trabalho Escolar: Noções De Orçamento público. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  8.086 Palavras (33 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 33

NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO

APOSTILA ELABORADA PARA O CONCURSO DO DETRAN 2013

CARGO: ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Prof. José Luiz

Uma mensagem do Prof. José Luiz

NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA EM CONCURSO PÚBLICO

“Se você é um dos milhares de candidatos dispostos a encarar um concurso público, muita atenção:

Fórmula mágica não existe, mas há dicas preciosas que podem tornar o objetivo da carreira pública, ainda mais próximo.”

A rotina de quem presta concursos não é fácil, além de muito estudo e renúncias,o bom “concurseiro” deve manter acima de tudo, o otimismo. Ser aprovado é realmente uma tarefa árdua, exige esforço, perseverança, gana, dedicação, disciplina, vontade de vencer e muitas horas de preparação. Além de todos os fatores mencionados, professores e especialistas na área de concursos concordam que a autoconfiança é elemento imprescindível, desde a decisão de prestar o concurso, até o momento da prova. Muitos tentam justificar a própria falta de estudo na dificuldade da aprovação, o que em nada colabora para o amadurecimento do candidato. Se a dificuldade já é grande, esta se torna ainda maior, quando há sentimento de derrota antecipada. O número de vagas é, sem dúvida, um obstáculo que costuma derrubar o candidato antes mesma da inscrição nos concursos desejados. Mas é valido observar que, em muitos deles, o número de convocações ao longo da validade, é bem maior que anunciado inicialmente. O concurso realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em 2004 é um exemplo disso. A princípio, foram disponibilizadas cerca de 300 vagas, dentre as quais 80 eram para capital e o restante distribuídas entre outras regiões do estado. Além do preenchimento destas 80 vagas iniciais, mais de 1.200 aprovados foram convocados, o que significa que número subiu consideravelmente. Tomando como base o exemplo citado, conclui-se que, aquele que analisou apenas as 80 vagas iniciais, pode ter desistido só de pensar na quantidade de inscritos para preenchê-las. Nestes casos, o candidato movido pelo imediatismo, perde a chance de ingressar no serviço público, tanto por se restringir ao número inicial de vagas, quanto por não se interessar por concursos de formação de cadastros de reserva. O ideal é fazer o maior número de provas possível, dentro do que cada um se propõe. Pode ser quando você menos imaginar, seja convocado.

Outro fantasma que costuma rondar a cabeça dos candidatos são as reprovações passadas. Grande parte das desistências é devido a um insucesso anterior, e muitas pessoas desanimam sem ao menos persistirem. Nessas horas vale lembrar que, muitos aprovados em concursos públicos, alguns deles campeões de aprovações, já foram campeões de reprovações, porém, aprenderam com seu erros e lograram êxito. O essencial é não desistir, e pensar que a fila anda. Os mais bem preparados entram, até que chega a própria vez. Por isso é importante procurar um curso preparatório para concursos públicos, organizar o material e principalmente o tempo de estudo, resolver muitos exercícios e provas anteriores, conhecer o estilo das bancas organizadoras e finalmente, se manter atualizado sobre todas as informações e novidades referentes ao concurso. Desta forma, o sucesso será apenas uma questão de tempo.

A espera pelo edital não deve ser também a espera para início dos estudos. Aquele que aguarda a divulgação do edital para começar a se preparar, perde a vaga antes da hora. O diferencial é justamente o tempo de preparação, e para que esta seja boa, é preciso antecedência, principalmente quando não há intimidade com as matérias exigidas. E mesmo para conhecem bem as disciplinas, o pouco tempo não permite uma revisão completa e profunda, portanto, iniciar o quanto antes faz toda diferença.

Um motivo recorrente de preocupação entre os candidatos, é a presença de matérias jurídicas em maior parte das provas. E como nem todos fazem ou fizeram Direito, isso se transforma em dor de cabeça para muitos. Atualmente, não é raro encontrar profissionais de áreas totalmente diferentes da jurídica, realizando concursos públicos. São fisioterapeutas, dentistas, contadores, administradores, engenheiros, dentre outras nobres especialidades. A dificuldade existe para todos, inclusive para o advogados ou estudantes de Direito. O comentário sobre nunca ter estudados matérias jurídicas na vida, é freqüente para os que não são do ramo. Em concursos públicos, salvo raras exceções, Direito é previsto nos editais e dependendo do cargo e da área escolhida, o peso da matéria varia bastante. Fugir significa reduzir o leque de opções. Não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. Muitos alunos de cursinhos preparatórios optam pela faculdades de Direito após estudarem a matéria para o concurso almejado. Encarar mais este desafio é necessário para obtenção do tão sonhado cargo público. Então lembrem-se, muito estudo e auto – confiança são ingredientes indispensáveis em receita de sucesso.

VAMOS A MATÉRIA DE ORÇAMENTO PÚBLICO PARA O CONCURSO DO DETRAN

.

O que é o orçamento público

DEFINIÇÃO

É no Orçamento que o cidadão identifica a destinação dos recursos que o governo recolhe sob a forma de impostos. Nenhuma despesa pública pode ser realizada sem estar fixada no Orçamento. O Orçamento Geral da União (OGU) é o coração da administração pública federal.

É elaborado pela SOF - Secretaria de Orçamento Federal, que coordena o sistema orçamentário da união - em conjunto com os demais órgãos dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Orçamento e contabilidade pública são, portanto, disciplinas que aplicam os

conhecimentos de contabilidade e finanças ao setor público. São duas disciplinas altamente interligadas. O orçamento é peça legislativa que permite ao Estado planejar a sua vida financeira, administrando as receitas e efetuando as despesas. Nesse contexto, depreende-se que o orçamento público, nos dias de hoje, é não apenas uma peça contábil, mas um instrumento de planejamento, ao passo que a contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com