TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutricosmeticos

Por:   •  4/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 1]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        ....6 



  1. INTRODUÇÃO

O conceito de beleza imposta na atualidade faz com que as pessoas se preocupem cada vez mais em manter a beleza e juventude da pele, buscando alternativas que retardem ao máximo os sinais de envelhecimento.

A crescente busca pela aparência perfeita e saúde equilibrada, faz do mercado estético e cosmético um excelente aliado, surgindo novas expectativas de tratamentos e lançamentos de produtos, a fim de auxiliar e retardar o envelhecimento, garantindo assim, uma aparência mais saudável e jovem.

Além de manter uma alimentação saudável que favoreça positivamente a saúde e a beleza do corpo, é possível encontrar produtos com vitaminas, minerais, fitoterápicos e aminoácidos fundamentais para a nutrição do organismo. Esses produtos são chamados de nutricosméticos, que serão apresentados neste estudo.

O presente trabalho foi realizado, a partir da pesquisa a cerca do conhecimento que as pessoas possuem dos nutricosméticos. Envolveu o público feminino e masculino, sendo realizada nos salão Sempre Bella na cidade de Vista Alegre/RS, e Salão da Dete em Frederico Westphalen/ RS.


  1. DESENVOLVIMENTO

O melhor método recomendado pelos médicos e nutricionistas para prevenir doenças e retardar o envelhecimento é adotar uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e mineiras, que ajudam a manter unhas e cabelos sempre bonitos e saudáveis, combatem os radicais livres, que degeneram as células sadias do nosso organismo, evitando doenças e prevenindo a pele dos primeiros sinais do envelhecimento.  

Um dos grandes desafios encontrados nos dia atuais pelas pessoas em virtude da correria do dia a dia é conseguir realizar suas atividades diárias mantendo uma alimentação balanceada. Em virtude da falta de nutrientes necessários ao organismo surgem os primeiros sinais de envelhecimento visíveis na pele em forma de rugas, manchas e flacidez.

Muitos nutricionistas e especialistas na área da beleza e da alimentação acreditam que “você é o que você come”, ou seja, para ter uma pele renovada, livre de rugas, mais bonita e atraente, você precisa de uma alimentação balanceada. A alimentação saudável está diretamente ligada ao bem estar e a beleza sendo assim, sugere-se que a ingestão de cápsulas contendo nutrientes também pode favorecer estes aspectos. (ACCURSIO apud LEAL, 2009).

Graças ao avanço da tecnologia as indústrias de cosméticos unidas à indústria alimentícia investiram em produtos capazes de suprir a falta de nutrientes necessários ao organismo eficientes na redução dos danos causados pelo envelhecimento, trazem os nutrientes em dosagens específicas para agir como coadjuvantes nos mais diversos tratamentos de alterações estéticas corporais e faciais, potencializando os tratamentos com cosméticos de uso tópico, denominados de nutricosméticos.

Os produtos nutricosméticos em sua maioria são compostos de substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, o licopeno (presente no tomate), os bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras), as catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango), o ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais) e a quercetina (das cascas de uva e vinhos). Essas substâncias são conhecidas, principalmente, por ajudar a retardar o envelhecimento.

Segundo a especialista em nutrição Daniela Suzuki, “os nutricosméicos são suplementos ou complementos alimentares considerados pílulas da beleza”. Sendo assim segundo ela o conceito de nutrir a pele de dento para fora emerge da concepção de uso dos cosméticos tópicos, transformando-os em uso por via oral.

 Estão disponíveis no mercado inúmeros produtos nutricosméticos entre eles os direcionados à acne, rejuvenescimento, flacidez, gordura e celulite, fortalecimento capilar, entre outros. A combinação de ativos como vitaminas, minerais, aminoácidos e probióticos desses produtos promovem ação sinérgica de acordo com a necessidade específica de cada alteração estética.

O principal objetivo das famosas "cápsulas de beleza" é nutrir o organismo, garantindo uma vida mais saudável, além manter a pele, unhas e cabelos mais bonitos. Assim dispõe a cosmetologista Maria Ines Harris, a cerca dos nutricosméticos:

"O conceito de nutri cosméticos traz, em sua essência, a ideia de que você pode ter alimentos que auxiliam a manter e até mesmo a promover efeitos que tradicionalmente são atribuídos a cosméticos, como por exemplo evitar o envelhecimento, a aumentar a proteção contra os efeitos nocivos da radiação ultra-violeta e melhorar a barreira cutânea, dentre outros",

De acordo com a dermatologista Renata Marques, "As cápsulas nutri cosméticos são usadas como coadjuvantes, ou seja, não substituem alimentação adequada, dietas ou outros tratamentos", Os nutri cosméticos agem como um complemento de beleza deve ser consumido em conjunto com uma alimentação balanceada e com os tratamentos de costume, servindo como um acelerador de resultados.

Segundo Renata, "As pílulas nutri cosméticas são indicadas quando é necessário repôr algum componente que auxilie no crescimento e fortalecimento dos cabelos, como antioxidantes no caso de envelhecimento, ou de agentes drenantes e auxiliares no tratamento gordura localizada e celulite". Apesar de não substituírem nenhum outro tipo de tratamento, quando usadas em conjunto as cápsulas de beleza tem apresentado resultados muito positivos, ganhando espaço na prescrição dos médicos

Os resultados dos nutri cosméticos não são imediatos, os resultados começam a surgir a partir de dois meses de consumo, o uso inadequado, pode trazer até mesmo o efeito contrário. "Os nutricosméticos devem ser utilizados com indicação médica ou de um nutricionista, pois mesmo sendo elementos da Nutrição Funcional, o consumo excessivo ou contraindicado, pode causar toxicidade", relata o  nutricionista José Aroldo Filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com