TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Clinica

Artigo: Nutrição Clinica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP - Universidade Paulista

Matéria:

Pro (a):

Acadêmicos: Ana Ariel de Oliveira Silva RA:

Dayane Pereira Carrilho RA:

Jully Prado Borges RA: B3973E-6

Jaqueline dos Santos Silva RA:

Jaqueline Moreira RA:

Kelly Silva Rodrigues RA: B341HA-0

Kamylla Roberta Rodrigues Bessa RA:

Rhauana Fernandes Nunes RA:

Desenvolvimento

Pouco se lembra do profissional em Nutrição. Ainda não sendo bem reconhecido e um dos últimos na área da saúde a serem procurados. E na maioria dos casos, é um profissional mais adequado para o tratamento e melhoria dos pacientes. Os médicos procuram mais o tratamento base do que nutricional, não se preocupando com a alimentação e podendo levar a morte do paciente. Pois, a desnutrição não consta nos diagnósticos médicos.

Os pacientes que seguem a dietoterápica passada pelo nutricionista conseguem obter um grande retorno satisfatório, porém a aqueles que não realizam o tratamento de forma correta estão sujeitos a agravamento no quadro. Em se tratando de pacientes ambulatoriais, verificou-se a importância da educação nutricional. O tratamento nutricional preventivo pode auxiliar na redução da freqüência e da severidade das infecções.

Há muito tempo se conhece os efeitos da desnutrição sobre o sistema imunológico: ela diminui a atividade deste, reduzindo o número e afetando a razão entre linfócitos, tornando o organismo desnutrido mais susceptível às infecções oportunistas.

Nutrição clínica é a área da nutrição pela qual são tratadas as diversas enfermidades (doenças) que acometem o ser humano, através da alimentação. A Nutrição clínica atua também prevenindo o aparecimento de doenças através de uma alimentação saudável e de forma terapêutica no controle de doenças crônicas.

O atendimento de nutrição clinica é realizado pelo profissional nutricionista a nível ambulatorial (consultórios particulares ou públicos, clínicas,asilos, creches, spa's).

A Nutrição Clínica divide-se em algumas áreas tais como: Nutrição Materno-Infantil, Nutrição enteral e parenteral, Nutrição em Geriatria, Nutrição em Banco de Leite humano, Nutrição em Lactário e SPAs e Nutrição no pré e pós operatório.

Diversas são as enfermidades que necessitam de acompanhamento nutricional rigoroso para evolução e melhora do quadro. Dentre elas podemos destacar: obesidade, doença celíaca, desnutrição, diabetes mellitus, dislipidemias (hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia), fenilcetonúria, cirrose hepática, hiperuricemia (gota), insuficiência renal aguda e crônica, hipertensão arterial, cardiopatias e constipação intestinal, dentre outras.

Os grandes traumas como queimaduras e cirurgias também precisam de atenção nutricional, uma vez que, estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com