TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE CLINICA

Ensaios: ANALISE CLINICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  11.560 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Relatório de Estagio supervisionado, apresentado ao curso de Análises Clínicas para demonstrar as atividades de estágio desenvolvidas. Teve como principal objetivo capacitar o técnico em analises na área de sua atuação. Foi realizado nos laboratórios Dr. João Alberto, Trizidela do Vale – Ma; Labmédica,Pedreiras – Ma; Clínica Nossa Senhora das Graças, Pedreiras – Ma e Laboratório Municipalde Pedreiras (SESAP), sob orientação dos bioquímicos: Cleverleide, Dulce e Adriana, no período 26/04 a 14/06. Neste, estão contidas atividades como: hemograma, urina, fezes,tipagem, dentre outras, atividades estas, que são preparadas pelo o técnico em analises clinica dentro do laboratório. O estágio supervisionado em Analises Clinicas tem por objetivo oportunizar ao aluno o exercício dos conhecimentos adquiridos, por meio de atuação prática, bem como proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e profissionais.

SUMÁRIO

1 Introdução

2. Atividades desenvolvidas

2.1 Coletas de sangue

2.2 Exames solicitados (Hemograma)

2.2.1 Hemograma

2.3 Exames de urina

2.4 Exames de fezes

2.5 Lavagens da mãos

2.6 Tipagem sanguínea

5. Conclusão

Referencias

1 INTRODUÇÃO

O Técnico em Análises Clinicas é a pessoa mais próxima do paciente na hora do exame. Além de coletar o sangue, ou material necessário para análise, são eles que tranqüilizam os pacientes e esclarecem as dúvidas sobre a função de cada exame solicitado pelo médico.Diagnosticar todos os tipos de doença dentro do laboratório de análises clínicas é o objetivo do profissional. Para isso estudamos e estagiamos em laboratórios com a estrutura necessária para o aprendizado prático dos alunos. Microscópios, centrífugas, estufas, banho-maria, meios de cultura e kit´s de análises estão à disposição dos alunos sob a orientação dos professores.Atualmente, com o objetivo de obter respostas mais rápidas, a fim de otimizar o tempo do profissional, muitos exames estão sendo realizados por aparelhos automatizados.Este fato permite uma análise em maior escala e propicia aos clínicos uma resposta mais breve do estado fisiológico do paciente, possibilitando uma intervenção mais ágil,aumentando assim a possibilidade de salvar mais vidas humanas. Setores como a microbiologia e outros onde existem alguns exames de maior especificidade, continuam a executar suas atividades manualmente, seja por possuir uma menor rotina, ou por ainda não estarem com métodos automatizados padronizados. Entre os exames solicitados com maior frequência temos: hemograma completo, bioquímica do sangue (dosagem de glicose, ureia, creatinina, colesterol total e frações,triglicerídeos, ácido úrico, etc), hemostasia (coagulograma), imunologia (teste imunológico degravidez, teste luético, antiestreptolisina o, proteína c reativa, etc), exame parasitológico defezes, sumário de urina, culturas bacteriológicas, antibiograma, etc. O estágio supervisionado foram realizados: no Laboratório do Centro de Saúde Dr. Pedro Barroso, no Laboratório doHospital e Maternidade Municipal Dr. João Alberto de Freitas, Laboratório do Hospita NossaSenhora das Graças e Labmédica.

Para a realização do estágio supervisionado é necessário firmar um convênio entreo Pró Técnico e o local para estágio. Desta forma, é elaborado um documento (convênio) queé assinado pelo Núcleo de Ensino técnico e pela unidade convenente, definindo o local deestágio.A supervisão de estágio é feita por Comissão Supervisora, de caráter executivo ecom a finalidade de orientar, controlar e avaliar as atividades de estágio.O estágio foi realizado no Laboratório José Carvalho localizado na Rua Ciro Rego n° 77 sob asupervisão da bioquímica Adriana Carla Leite Sousa no período de 05 a 09 de julho de 2010. No laboratório da Clínica Nossa Senhora das Graças, supervisionado pela bioquímica DulceAmália Torres Batista no período de 03 a 07 de maio de 2010, na LabMédica, que se localizana Travessa Zeca Bayma n°72, foi supervisionado pela bioquímica Cleverleide Silva Brandãono período de 10 a 21 de maio de 2010 e no laboratório do Hospital Municipal Dr. JoãoAlberto foi supervisionado pela bioquímica Adriana Carla Leite no período de 24 a 29 demaio de 2010.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O Laboratório de Análises Clínicas tem que ter uma visão ampla do futuro e generalizada,com ênfase em todas as áreas que compõem o diagnóstico em geral e as analises clínicas, podemos definir que a Medicina Laboratorial é composta por diversas áreas, como:Hematologia, Parasitologia, Microbiologia, Bioquímica Clinica, Urinálise, Sorologia,Enzimologia, Toxicologia, Micologia e Citologia.Com a Medicina Laboratorial atuando em diversas áreas, nasce um conceito muito importante na medicina, a importância da Medicina Preventiva, pois os Exames Laboratoriais sã outilizados como ferramenta essencial ao clinico para obter informações na tomada de decisões no diagnóstico e tratamento de várias patologias em seus pacientes.

2.1Coleta de sangue

O material é coletado atraves da venupunção, e acondicionado em recipiente esterilizado e apriado. A posição ideal para o paciente é decubito dorsal.

Os materiais necessários:

• Seringa/ agulha;

• Garrote;

• Algodão;

• Alcool a 70%

Procedimento:

• Escolha uma veia calibrosa para punção;

• Após prender o garrote fazer assepsia

• Coleta o material aspirando a seringa graduada.

• Termina a coleta retire o garrote remova a agulha num único e delicado movimentoverifique se não houve lesão venosa;

• Colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com